Notícia

Com forte influência japonesa, tênis de mesa do Brasil vai viver Olimpíada especial em Tóquio

Dos oito atletas da Seleção, entre homens e mulheres, sete são descendentes de japoneses; esporte cresceu no Brasil por influência da colônia japonesa

Carol Kumahara (esq.) e Jessica Yamada (dir.): influência do Japão no tênis de mesa brasileiro. Foto: Gaspar Nóbrega/COB.

Por Nelson Ayres e Lucas Pinto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

17/07/2021 10h58


Disputar uma Olimpíada em Tóquio é especial para o tênis de mesa brasileiro. Por aqui, o esporte sempre esteve ligado ao Japão, em uma relação que começou a partir da década de 1940, quando alguns dos primeiros imigrantes japoneses se reuniam em clubes da colônia para praticar a modalidade. Quase um século depois, essa conexão entre os dois países continua explícita - basta observar os sobrenomes na Seleção Brasileira que vai aos Jogos.

Ao todo, são sete descendentes de japoneses dentre os oito atletas na delegação do Brasil para a Olimpíada: Jessica Yamada, Vitor Ishiy, Carol Kumahara, Gustavo Tsuboi, Eric Jouti, Bruna Takahashi e Giulia Takahashi. A prevalência reflete um trabalho realizado desde meados do século XX, quando o japonês Haruo Mitida peregrinava pelos clubes de imigrantes do Japão no Brasil para apresentar o tênis de mesa.

Duas das integrantes da Seleção feminina, inclusive, foram formadas em um desses clubes: as irmãs Bruna e Giulia Takahashi começaram na Associação Cultural e Recreativa da Vila Paulicéia (ACREPA), uma instituição da colônia japonesa. Já nos casos de Ishiy, Jouti, Carol e Tsuboi, ainda há parentes distantes no país oriental.

Outro ponto importante para o desenvolvimento do tênis de mesa brasileiro foram os intercâmbios realizados por atletas no Japão. Ainda na década de 1980, o atual técnico Hugo Hoyama e Cláudio Kano fizeram parte do primeiro grupo de mesa-tenistas que viajou ao país para um período de treinamentos, comandados pelo técnico Maurício Kobayashi.

Cerca de 20 anos depois, no início da década de 2000, foi a vez de Jessica Yamada seguir o mesmo caminho. Em 2003, a atleta passou três meses treinando em Tóquio, período que ela considera “uma virada em sua vida, uma guinada para o esporte”. “Voltei totalmente diferente. Mais focada, mais dedicada. Tudo de melhor, evoluí muito como pessoa e como atleta”, conta. Sua relação com o país, porém, não para por aí.

“Meu primeiro Mundial adulto foi em Yokohama, no Japão. Em 2014, fomos campeãs mundiais da segunda divisão em Tóquio. Tive o Toshio Takeda, que foi meu técnico por muitos anos. Foi ele que me fez acreditar que era possível esse sonho de jogar uma Olimpíada”, afirma a mesa-tenista.

Aos 31 anos, Jessica vai disputar sua primeira Olimpíada da carreira. A relação com o país-sede torna a estreia ainda mais especial. “O Japão está muito envolvido com minha carreira no esporte. Poder estrear em Jogos Olímpicos no Japão não é coincidência. É um reconhecimento de todo o meu trabalho, me dediquei muito por esse esporte, por esse sonho. E ele está vindo agora”, finaliza a atleta.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, Lucas Pinto e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações