Notícia

Israel Stroh, Bruna Alexandre, Cátia Oliveira e David Freitas se classificam para as fases eliminatórias em Tóquio

Stroh avançou ao passar por egípcio, enquanto Bruna conquistou a vaga ao superar australiana; Freitas foi derrotado, mas também se classificou

Bruna Alexandre fez grande exibição na estreia. Foto: Miriam Jeske/CPB.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

26/08/2021 10h36


A rodada da segunda sessão da madrugada e manhã desta quinta-feira (26) foi de classificação para os brasileiros nos Jogos Paralímpicos 2020, no Japão. Israel Stroh, Bruna Alexandre e David Freitas avançaram às fases finais das suas classes após vencerem suas partidas no segundo dia de competições do tênis de mesa, nesta quinta-feira (26), no Ginásio Metropolitano de Tóquio.

De folga, Cátia Oliveira também avançou na classe 1-2 feminina, após os resultados da última rodada, passando em segundo lugar. Mais cedo, Joyce Oliveira, na classe 4, também garantiu vaga.

Pela classe 7 masculina, Stroh alcançou as oitavas de final ao superar Sayed Youssef, do Egito, por 3 sets a 1. Na partida, ele começou sendo superado pelo egípcio no primeiro set por 11 a 5. A partir do segundo, o brasileiro voltou à mesa muito mais confiante e, com isso, começou a se impor no jogo, vitória no set seguinte por 11 a 8.

No terceiro set, Stroh abriu uma larga vantagem, o que o permitiu fechar em 11 a 7. O medalhista de prata na Rio 2016 começou o quarto game em desvantagem, o egípcio chegou a abrir 4 a 1. Porém, o atleta do Brasil se encontrou no set e encaixou bolas seguidas, o que desestabilizou Youssef e permitiu a vitória do brasileiro no set por 11 a 7 e na partida por 3 sets a 1.

“É um campeonato muito duro. Cada jogo tem de estar preparado para muita dificuldade e detalhes extras. Essa classificação é uma continuação do trabalho, vamos ser precavidos e atentos, porque é muito difícil, temos de estar sempre 100% para os jogos, hoje eu consegui ser assim, por isso consegui ir bem. Mas é importante segurar a euforia, que é uma coisa que eu faço sempre, e estar pronto para dar o melhor na próxima”, disse o brasileiro classificado na classe 7.

Bruna Alexandre teve uma exibição de gala na sua estreia pelo Grupo B da classe 10 em Tóquio. Encarando a segunda melhor do mundo, a australiana Melissa Tapper, a brasileira aplicou sonoros 3 a 0 na adversária em um jogo que durou apenas 16 minutos. Com o triunfo, ela já garantiu uma vaga nas quartas de final, mesmo que perca por 3 a 0 na última rodada.

A atleta começou vencendo a primeira parcial por 11 a 7. No segundo set, Bruna fez a sua melhor exibição, não deu nenhuma chance para a australiana e colocou um 11 a 2 no placar. Para finalizar a partida, a mesa-tenista do Brasil venceu o terceiro set por 11 a 6.

“Foi bem positivo. Eu foquei bastante em ficar em cima da mesa na partida e consegui colocar muitas variações de bola. A gente (ela e a australiana) se conhece há muitos anos e a última vez que perdi para ela foi na Paralimpíada de Londres (2012). Eu tive uma derrota bem sofrida, pois estava vencendo por 2 a 0. Nesses últimos anos, eu consegui evoluir bastante e, hoje, eu consegui jogar bem em cima da mesa, o que foi crucial para eu vencê-la”, avaliou Bruna.

Outro brasileiro que conseguiu a classificação foi David Freitas. No Grupo E da classe 3, o brasileiro acabou sendo batido pelo tailandês Yuttajak Glinbancheun por 3 a 0, mesmo assim garantiu a classificação para as oitavas de final da competição.

Freitas foi superado no primeiro set por 11 a 5. O segundo foi bem mais acirrado, com os dois atletas salvando set points, porém o tailandês prevaleceu e fechou em 14 a 12. No set seguinte, o brasileiro chegou a abrir uma vantagem de 9 a 7, mas acabou levando a virada e foi batido por 13 a 11.

Quatro brasileiros em ação

Mais quatro atletas foram à mesa na noite japonesa, manhã brasileira desta quinta-feira (26). Paulo Salmin entrou em ação contra o chinês Yan Shuo pelo Grupo A da classe 7 e acabou derrotado por 3 a 0 (11/2, 11/9 e 11/2).

Após a derrota apertada para o chinês Ye Chao Qun, Luiz Filipe Manara fez mais um confronto duríssimo em Tóquio, agora, contra o sueco Linus Karlsson, atual 11º do mundo, pela classe 8. Pelo Grupo G, o atleta do Brasil foi batido por 3 a 1, com parciais de 14/16, 14/12, 11/4 e 11/9, e está fora da competição individual.

Quem também se despediu das disputas individuais foi Marliane Santos pela classe 3. A atleta, que estava no Grupo C, foi derrotada por Alena Kanova, da Eslováquia, por 3 a 0 (14/12, 11/5 e 11/7).

A última mesa-tenista do Brasil a ir à mesa no dia foi Jennyfer Parinos, pela classe 9. Pelo Grupo B, ela encarou a número 2 do mundo, Karolina Pek, da Polônia, e acabou superada por 3 a 1, com parciais de 11/9, 11/4, 9/11 e 11/5, dando adeus ao pleito individual.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações