Notícia

Roberto Morand conquista título no Aberto da Alemanha para pessoas com Parkinson: ‘Importante para tirar do sofá os que se acomodam’

Atleta fez parceria com o esloveno Vinko Kurent e ficou com o título de duplas da Classe 2 ao vencer todos os cinco jogos que disputou

Roberto Morand no alto do pódio do Aberto da Alemanha. Foto: Arquivo Pessoal.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

30/09/2021 15h16


O Brasil segue sendo muito bem representado no tênis de mesa mundo afora. O carioca Roberto Morand deu show no Aberto da Alemanha – realizado entre 3 e 5 de setembro em Nordhorn – disputado por mesa-tenistas portadores da Doença de Parkinson. O atleta, ao lado do esloveno Vinko Kurent, se sagrou campeão do torneio de duplas do campeonato. Mais do que apenas o título, uma mensagem positiva para os portadores da doença.

A parceria fez um campeonato perfeito, cinco vitórias em cinco jogos. Na fase de grupos da Classe 2 (com média severidade do Parkinson), Morand e Kurent triunfaram em todos os jogos por 3 a 0. Primeiro, a dupla passou por Lars Rokitta/Wolfgang Hoelscher-Obermaier, da Alemanha, com parciais de 11/4, 11/2 e 11/5. Depois, vitória sobre Damasio Caeiro, de Portugal, e Nenad Bach, dos Estados Unidos. As parciais foram: 11/5, 11/6 e 11/7. Por fim, o combinado bateu os alemães Michael Schluch e Jens Burfeind (11/2, 11/0 e 11/3).

Na fase eliminatória, Morand e Kurent encararam a dupla tcheca Vaclav Temr/Petr Sedlacek e conseguiram passar pelas semifinais ao aplicarem 3 a 0 (11/3, 11/6 e 11/1). A decisão foi contra os atletas da casa, Heiko Rauchmaul e Heiko Probst. Foi o jogo mais parelho que a parceria teve de enfrentar, mas triunfaram e ficaram com o título. Vitória por 3 a 2, com parciais de 13/11, 8/11, 10/12, 11/6 e 11/9.

O brasileiro comemorou a conquista e explicou que quer servir de exemplo para outras pessoas: “Fico satisfeito, pois estou colhendo o fruto que plantei, que é obter visibilidade na mídia. Isso é importante para tentar tirar do sofá aqueles que se acomodam e se entregam à doença sem lutar por uma melhoria de qualidade de vida. Quero mostrar que isso é possível com a prática de esporte, em especial o tênis de mesa.

O mesa-tenista do Brasil ainda disputou o torneio individual do campeonato na Classe 1 (com leve severidade do Parkinson). Ele acabou caindo nas oitavas de final para o alemão Thorsten Boomhuis, que o derrotou por 3 a 2, com parciais de 6/11, 11/4, 11/8, 8/11, 10/12.

Brasileiro participou do Campeonato Mundial

Roberto Morand esteve, poucos dias depois do Aberto da Alemanha, no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa. O torneio foi realizado em Berlim, capital alemã, entre os dias 9 e 11. O brasileiro disputou o pleito individual na Classe 1, mas acabou sendo eliminado nas oitavas de final para o português Barão Cardadeiro por 3 a 0 (11/5, 11/5 e 11/4).

Esse foi o segundo Mundial na carreira de Morand. O brasileiro esteve na competição de 2019, que foi realizado em Pleasantville, nos Estados Unidos, em que ficou com dois bronzes (individual e duplas). Empolgado com as boas participações, Morand almeja estar no Mundial de 2022, que vai ser disputado na Croácia.




FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Claudia Mendes, Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações