Notícia

Novo curso da UniTM terá como tema a Fisiologia aplicada ao tênis de mesa

Professor Alessandro Zagatto vai ajudar os alunos a compreenderem o funcionamento do corpo durante o jogo, para aprimoramento dos treinamentos de tênis de mesa

Por Assessoria de Imprensa – CBTM

20/10/2021 14h59


Com o objetivo de fazer com que os profissionais do tênis de mesa possam entender melhor o funcionamento do corpo durante o jogo para aprimoramento dos treinamentos, a Universidade do Tênis de Mesa (UniTM) disponibilizou mais um conteúdo diferenciado para a comunidade. O braço educacional da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) acaba de lançar o curso online “Fisiologia Aplicada ao Tênis de Mesa”, que será ministrado pelo professor Alessandro Moura Zagatto.

As matrículas já estão abertas e o curso é aberto para toda a comunidade do tênis de mesa, com duração de 10h/aula, oferecidas por meio de videoaulas não simultâneas. O curso pode ser adquirido na plataforma da UniTM bem como via CBTM Web. Membros filiados, com TRA vigente paga, terão direito a 80% de desconto no valor para adquirir o curso. A inscrição custa R$ 250 para não filiados e R$ 50 para filiados.

O objetivo do curso é fazer com que os alunos tenham conhecimento sobre bioenergética na modalidade, incluindo os sistemas aeróbio e anaeróbio e suas relações com o desempenho no tênis de mesa; análise notacional e impacto durante os jogos; carga interna e externa na prescrição e no treinamento; estratégia de potencialização do desempenho na modalidade; e, monitoramento e análise da fadiga muscular. 

A Fisiologia do Exercício e Esporte é uma área aplicada do conhecimento que tem como propósito compreender o funcionamento do corpo humano durante o exercício físico e a prática esportiva. Dessa maneira, compreender o funcionamento do corpo durante o jogo de tênis de mesa é um elemento chave para adequada prescrição e monitoramento do treinamento da modalidade.  

Uma das principais referências internacionais nesse assunto, Alessando Moura Zagatto possui Licenciatura em Educação Física (2001), mestrado (2004) e doutorado em Ciências da Motricidade (2010) e é Livre-Docente em Biodinâmica do Rendimento Esportivo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor adjunto RDIDP e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade Interunidades da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Ciência do Esporte e Fisiologia do Exercício. 

Universidade do Tênis de Mesa

A Universidade do Tênis de Mesa foi criada em agosto do ano passado, com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.

A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.

Com esta iniciativa, a CBTM pretende ajudar o desenvolvimento da modalidade, com profissionais trabalhando cada vez mais em métodos científicos e menos empíricos.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações