Notícia

Quatro brasileiros avançam para a próxima fase nos torneios individuais do Mundial dos Estados Unidos

Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy passaram pela fase de 128 e se juntam a Hugo Calderano na próxima etapa da competição

Gustavo Tsuboi teve boa vitória na estreia. Foto de Arquivo: Santiago Regaira/ITTF Americas

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

23/11/2021 23h38


O primeiro dia de jogos no Campeonato Mundial Individual e de Duplas de Tênis de Mesa marcou boas vitórias brasileiras. Jogando no George R. Brown Convention Center, em Houston, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (23), Bruna Takahashi, Gustavo Tsuboi, Thiago Monteiro e Vitor Ishiy superaram seus adversários pela fase de 128 e seguem adiante nos torneios individuais.

A quarta-feira reserva também a estreia de Hugo Calderano, que se junta aos quatro brasileiros classificados na fase de 64. Ele inicia sua trajetória contra o português João Monteiro. Os duelos das mesas 3 a 10 podem ser acompanhados no canal do WTT no YouTube (www.youtube.com/c/worldtabletennis), enquanto as partidas das mesas 1 e 2 são transmitidas ao vivo no serviço de streaming Star+, do Grupo Disney. (No final desta matéria, você encontra a agenda completa de quarta-feira).

Thiago Monteiro foi o primeiro a garantir vaga. Venceu o atleta da casa, Nikhil Kumar, por 4 a 3 (11/7, 10/12, 11/6, 8/11, 11/7, 9/11 e 12/10). Na próxima fase, o Guerreiro Cearense, como é conhecido, encara o dinamarquês Jonathan Groth, número 33 do ranking mundial. No alto de seus 40 anos, Monteiro provou que tem muito ainda a oferecer ao tênis de mesa. Demonstrou vitalidade e força na mesa, diante de um atleta bem mais jovem, e foi preciso no momento mais delicado do sétimo set.

 “Primeiramente, estou feliz de estar aqui. O que me motiva a continuar jogando é participar dessas grandes competições. Eu sabia que era um jogo que eu tinha chances. Houve situações no jogo em que eu poderia evitar que fosse tão complicado, mas deu para contornar a situação. No último set, o mais importante é ficar tranquilo. As táticas já estão ali, todos já sabem o que o outro vai fazer, é mais aproveitar as oportunidades e foi o que tentei fazer. Agora é descansar hoje e focar amanhã”, disse o brasileiro.  

Vitor Ishiy mostrou que vive grande momento no tênis de mesa mundial. O atual 55 do mundo não tomou conhecimento do chileno Juan Lamadrid: 4 a 1 (11/5 11/8, 9/11, 11/8 e 14/12). Os dois já haviam se enfrentado na semana passada, durante a disputa do Campeonato Pan-Americano, vencido pelo Brasil.

“Foi mais difícil do que no Pan-Americano, lá eu consegui controlar bem o jogo. Aqui, a bola é diferente, a mesa é diferente e até conseguir pegar o ritmo de novo, não consegui sacar e receber muito bem. Os dois tiveram problemas com o saque e a arbitragem. Agora é preparar para amanhã. O Mundial só tem jogador forte. Vai ser difícil novamente”, avisa Ishiy, que encara o nigeriano Quadri Aruna, 17° do ranking mundial.

Gustavo Tsuboi, por sua vez, mostrou grande poder de reação na equilibrada partida contra o nigeriano Olajide Omotayo. Perdia por 11 a 8 no primeiro e no segundo sets, virando para 12 a 10. Depois, controlou o duelo na mesa e venceu por 4 a 0 (12/10, 12/10, 11/8 e 11/6). Na próxima fase, terá pela frente o singapurano Pang Yew En Koen.

Fechando o dia, Bruna Takahashi, 38ª do ranking feminino, derrotou a indiana
Manika Batra, em um sofrido 4 a 3 (5/11, 13/15, 11/8, 11/4, 11/6, 4/11 e 11/7). Sua próxima adversária será a japonesa Miu Hirano.

Despedidas

A terça-feira não teve apenas alegrias no Mundial. Alguns brasileiros se despediram em torneios individuais ou de duplas neste primeiro dia.

Caso de Eric Jouti, no individual masculino. Em um jogo onde sofreu algumas viradas importantes, em especial no primeiro e no terceiro sets, quando tinha boa vantagem na frente, acabou derrotado pelo húngaro Tamas Lakatos, por 4 a 0 (10/12, 7/11, 9/11 e 8/11). Ele ainda participa da disputa de duplas masculinas nesta quarta-feira, em parceria com Vitor Ishiy.

Caroline Kumahara foi outra a sair da disputa, mas no individual feminino. Ela caiu para a honconguesa NG Wing Nam: 4 a 1 (5/11, 11/9, 3/11, 11/13 e 11/13). Também volta a jogar nesta quarta-feira, pela disputa feminina de duplas, ao lado de Bruna Takahashi.

A dupla mista número 13 do mundo também deixou precocemente o Mundial. Bruna Takahashi e Vitor Ishiy foram superados pelos russos Olga Vorobeva e Kirill Skachkov, por 3 a 2 (11/7, 8/11, 6/11, 11/9 e 8/11), ainda na fase de 64 da disputa entre as parcerias compostas por atletas dos dois naipes.

Confira a agenda completa dos brasileiros no segundo dia do Mundial:


Individual Feminino - Fase de 64
23h - Bruna Takahashi x Miu Hirano (JPN) - Mesa 2 - Star+

Individual Masculino - Fase de 64
19h - Vitor Ishiy x Quadri Aruna (NIG) - Mesa 3 - YouTube WTT
21h - Thiago Monteiro x Jonathan Groth (DEN) - Mesa 6 - YouTube WTT
22h20 - Hugo Calderano x João Monteiro (POR) - Mesa 8 - YouTube WTT
0h20 - Gustavo Tsuboi x Pang Yew En Koen (SIN) - Mesa 7 - YouTube WTT


Duplas Femininas - Fase de 64

16h - Bruna Takahashi/Caroline Kumahara x Jia Nan Yuan/Pauline Chasselin (FRA) - Mesa 2 - Star+


Duplas Masculinas - Fase de 64
14h40 - Eric Jouti/Vitor Ishiy x Anton Kallberg/Truls Moregard (SWE) - Mesa 4 - YouTube WTT

15h20 - Thiago Monteiro/Gustavo Tsuboi x Kristian Karlsson/Mattias Falck (SWE) - Mesa 2 - Star+
 

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações