Notícia

Alaor Azevedo é eleito um dos vice-presidentes da Federação Internacional de Tênis de Mesa

Presidente da CBTM, que elevou a modalidade no país ao patamar de potência internacional, foi o terceiro mais votado entre os dirigentes eleitos nesta quarta-feira

Alaor Azevedo (terceira da esquerda para a direita) na eleição desta tarde. Foto: Geraldo Campestrini.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

24/11/2021 17h43


O presidente da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Alaor Azevedo, foi eleito nesta quarta-feira (24), em Houston, nos Estados Unidos, um dos oito vice-presidentes da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Ele assume imediatamente para um mandato de quatro anos na entidade máxima do tênis de mesa mundial.

Alaor Azevedo foi o terceiro candidato mais votado na eleição. Dos 158 votos possíveis, 136 foram considerados válidos. O brasileiro teve 105 votos (77,21%). O preferido na escolha foi o nigeriano Wahid Oshodi (116 votos), seguido do chinês Liu Guoliang (114). Também se elegeram o catariano Khalil Al-Mohannadi (96), o egípcio Alaa Meshref (95), o japonês Masahiro Maehara (93), o húngaro Roland Natran (81) e o australiano Graham Symons (74).

“Depois de alguns anos postulando este importante cargo, finalmente obtive sucesso. Espero cumprir esta importante missão com trabalho árduo e trazer o máximo de benefícios para o Brasil e para as Américas, já que fui o único eleito deste continente”, disse o dirigente, após o pleito.

A eleição para a presidência da Federação Internacional teve candidatura única: a sueca Petra Sörling foi referendada para o mesmo período, também nesta tarde. Ela já foi presidente da Federação da Suécia e vice-presidente financeira da própria ITTF.

A campanha de Alaor Azevedo focou nos aspectos positivos de sua administração, com diversos resultados importantes a nível mundial. O Brasil se tornou uma potência do tênis de mesa, sendo a sexta melhor equipe do mundo e consolidando seis atletas no Top 100 do ranking mundial olímpico dos dois naipes. No esporte paralímpico, o Brasil é sempre um dos postulantes a medalhas, tendo subido ao pódio sete vezes nas duas últimas Olimpíadas – um feito, se considerarmos que há 15 anos atrás, quando a modalidade ainda não era comandada pela CBTM, o país só havia conquistado quatro vitórias no Mundial de Montreaux.

No plano interno, o dirigente vem transformando o tênis de mesa brasileiro. Atualmente, a entidade é reconhecida em todos os prêmios de gestão no esporte, sendo campeã do Sou do Esporte e primeira colocada no Programa GET – Gestão, Ética e Transparência, do Comitê Olímpico do Brasil. As competições da CBTM passaram a ter nível de serviços internacional, batendo recordes sucessivos de participantes.

Vida dedicada ao esporte

O médico Alaor Gaspar Pinto Azevedo tem 66 anos e nasceu em Itajubá (MG). Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e teve longa carreira na área médica, sendo inclusive diretor geral do Hospital dos Servidores do Estado, no Rio de Janeiro, entre 1997 e 1998.

Mas sua grande paixão sempre foi o tênis de mesa. Ele começou a praticar ainda em Itajubá, aos 12 anos de idade, e foi campeão mineiro em todas as categorias. Também se destacou em Santos, quando atuou no Saldanha da Gama, e foi campeão sul-americano das categorias de base. No Rio, atuou pelo Fluminense, onde obteve grande sucesso, inclusive representando o Brasil em dois Campeonatos Mundiais (1975 e 1977).

Alaor Azevedo presidiu a extinta Federação Carioca de Tênis de Mesa, entre 1976 e 1978 e foi um dos responsáveis pelo movimento que fundou a CBTM, em maio de 1979. Foi diretor técnico da entidade entre 1984 e 1986, sendo posteriormente eleito para a presidência, onde permaneceu até 1992. Retornou ao cargo em 1995 e permanece até os dias de hoje. Foi também presidente da Confederação Sul-Americana de Tênis de Mesa, entre 1986 e 1987, e vice-presidente da União Latino-Americana de Tênis de Mesa, entre 1989 e 1991.



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações