Notícia

Hugo Calderano se classifica para as oitavas nos Estados Unidos e iguala as melhores campanhas brasileiras em Mundiais

Melhores participações brasileiras foram de Biriba, Claudio Kano e do próprio Calderano; próximo adversário em Houston será o esloveno Darko Jorgic

Hugo Calderano volta a alcançar as oitavas de final de um Mundial. Foto: WTT.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

26/11/2021 02h06


O brasileiro Hugo Calderano igualou, no início da madrugada desta sexta-feira (26), a melhor campanha do país em Mundiais de Tênis de Mesa. Jogando no George R. Brown Convention Center, em Houston, nos Estados Unidos, o número 4 do ranking mundial bateu o belga Cedric Nuytinck (75°), por 4 a 3 (11/6, 11/8, 6/11, 8/11, 11/7, 7/11 e 11/5), pela fase de 32 do torneio individual masculino.

A etapa seguinte do Mundial é a barreira onde ele e outros dois mesa-tenistas brilhantes pararam em anos anteriores. Após bater o chinês campeão mundial Ruo Guotan, em Pequim, no ano de 1961, Ubiraci Rodrigues da Costa, o Biriba, caiu nas oitavas de final daquele ano. Claudio Kano, em 1987, na cidade de Nova Déli, também encerrou ali a sua participação. E o próprio Calderano, em Budapeste, no torneio de 2019, parou diante do chinês Ma Long.

Desta vez, as chances de ir além são grandes. Calderano é o cabeça de chave número 3 do evento e vai encarar o esloveno Darko Jorgic, número 23 do mundo. Um adversário bem conhecido, já que se enfrentaram algumas vezes quando o brasileiro atuava na Bundesliga, a liga alemã. Já os dois confrontos internacionais entre eles aconteceram neste ano, com uma vitória para cada lado, sendo que no último duelo, no WTT Star Contender do Catar, o carioca levou a melhor (ele também venceu o torneio).

O desta sexta-feira está marcado para 21h30 (horário de Brasília). A partir desta fase, todas as partidas serão transmitidas ao vivo no serviço de streaming Star+, do Grupo Disney. Caso passe, o brasileiro certamente terá uma pedreira pela frente nas quartas de final: o chinês Liang Jingkun ou o inglês Liam Pitchford.

Partida dura contra belga

O jogo contra o gigante canhoto Cedric Nuytinck era cercado de expectativa. Além de jamais ter vencido o europeu, Calderano sofreu uma amarga derrota na última vez que se encontraram, no Platinum do Catar de 2019, quando foi eliminado na estreia. O panorama mudou muito de lá para cá, mas o belga continuou sendo um desafio.

O primeiro set até começou equilibrado, mas a partir do empate em 5 a 5, Calderano começou a dificultar a recepção do belga e abriu vantagem, fechando em 11 a 6. Na segunda parcial, Nuytinck começou melhor e abriu 4 a 0. O brasileiro foi buscar, conseguiu a virada e conseguiu impor seu jogo nos momentos finais do set.

O belga dominou boa parte do terceiro set. Chegou a ter 8 a 3 no placar, mas Calderano esboçou a reação, o que fez com que o técnico de Nuytinck pedisse tempo, que se refletiu imediatamente na mesa, com três pontos consecutivos que encerraram a parcial. As coisas continuaram complicadas no início do quarto set, quando o europeu abriu 5 a 1. O brasileiro ainda melhorou o seu saque e contra-ataque, mas não foi o suficiente para evitar o empate no jogo.

Mas o brasileiro voltou a dominar as ações na sequência. Eficiente no saque e recepção, não deu oportunidades ao adversário no quinto set. Ele sofreu novo revés na sexta parcial, com Nuytinck dominando a mesa. O tie-break foi disputado ponto a ponto no início, porém Calderano fez valer seu melhor jogo e fechou a partida.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Equipe de assessoria, produção de conteúdo, mídias sociais e clipagem: Nelson Ayres, José Augusto Assis e Beatriz Ayres

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

FACEBOOK/PORTAL TMB: www.facebook.com/PortalTMBrasil

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações