Notícia

Recheada de jovens, Seleção Brasileira começa disputa do Aberto Paralímpico da República Tcheca nesta quinta

Competição, que acontece em Ostrava, conta com dez brasileiros, sendo que oito deles estão abaixo dos 22 anos

Paulo Henrique Fonseca é um dos novos talentos do tênis de mesa paralímpico. Foto: Fotojump.

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

22/06/2022 01h30


Nossos atletas paralímpicos estão prontos para mais um desafio internacional. A partir desta quinta-feira (23), dez brasileiros representam o país no Aberto Paralímpico da República Tcheca, competição fator 20 que acontece em Ostrava. Dos atletas do Brasil, o grande destaque fica com a massiva presença da nova geração paralímpica verde e amarela.

Dos dez participantes do Brasil em Ostrava, oito têm menos do que 22 anos. Carlos Eduardo Moraes (classe 4), Lucas Arabian (5), Paulo Henrique Fonseca (7), Lucas Carvalho (9), Gabriel Antunes (10), Sophia Kelmer (8), Lethicia Lacerda (8) e Evellyn Santos (11) são os jovens. Se juntam a eles no Aberto da República Tcheca, os veteranos da classe 2 e medalhistas paralímpicos, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola.

Muito se acredita nessa nova geração. Para se ter uma ideia, o investimento da ida dos jovens para a Europa Central foi feito pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Paulo Henrique Fonseca é um dos atletas nacionais com grande potencial. Mesa-tenista da Associação Nova Era de Bauru-SP, ele vem apresentando uma ascensão na modalidade e está indo para o Aberto com boas projeções.

“Minhas expectativas são boas, tenho treinado bastante para este momento. Espero conseguir dar meu máximo, obter o melhor resultado possível e representar o meu país da melhor forma. Estou confiante de que, se eu jogar o que venho treinando, posso me dar bem”, afirmou o brasileiro da classe 7, que ainda opinou sobre a nova leva de atletas paralímpicos do Brasil.

“Esta nova geração tem total potencial para chegar a uma Seleção adulta, somente depende de cada um querer. Estamos tendo uma grande oportunidade”, complementou.

Ao final de maio deste ano, três dos representantes brasileiros na competição fator 20 participaram da I Semana de Treinamento da Seleção de Jovens. Carlos Eduardo Moraes, Gabriel Antunes e Sophia Kelmer estiveram no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo-SP, onde foram avaliados e treinados por um corpo técnico.

E um dos participantes do Training Camp, brilhou em uma competição fator 40 (a mais forte do Circuito Mundial Paralímpico). Sophia, de apenas 14 anos, esteve no Aberto da França, no início de maio, e levou duas medalhas: prata individual da classe 8 e um ouro na classe WD14 das duplas femininas (ao lado da australiana Anne Julian). No ano, ela também conquistou um bronze individual no Aberto Costa Brava, realizado na Espanha em março.

Outro jovem também foi ao pódio em uma competição internacional no mesmo mês. Lucas Arabian esteve no Aberto da Eslovênia e levou, atuando em parceria com Joyce Oliveira, a medalha de bronze na classe XD10 das duplas mistas. Ademais, o mesa-tenista também angariou um bronze no Aberto Costa Brava, desta vez, no individual da classe 5.

Além deles, Evellyn Santos vem de boa participação internacional. Na sua última presença no estrangeiro, a atleta de 18 anos da classe 11 levou duas pratas na Espanha. Em março, ela foi vice-campeã individual e das duplas mistas.

A partir desta quinta-feira (23), os dez atletas do Brasil poderão trazer mais medalhas de Abertos para o país. A competição individual começa já no dia inaugural e será finalizada na sexta-feira, mesmo dia em que começam os torneios de duplas masculinas, femininas e mistas. O evento tcheco segue até sábado (25).

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações