Notícia

Detecção Nacional de Talentos passa a ter calendário com ações em várias regiões do país

Além dos vídeos, mesa-tenistas passam a ser avaliados presencialmente em eventos que antecedem aos do Circuito TMB; adesão ao evento em Maringá pode ser feita até o dia 3

Foto de Arquivo: Fotojump.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

27/06/2022 14h55


A tarefa de mapear talentos em um país de dimensões continentais como o Brasil não é simples. Também não pode e nem deve ficar restrita a poucos critérios. E foi buscando democratizar oportunidades e identificar as promessas da modalidade em todos os cantos do país, que a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) modificou algumas ações do programa de Detecção Nacional de Talentos.

Impactado anteriormente pela pandemia, o programa já apresenta novidades para este ano. Se antes as análises dos talentos ocorria unicamente por vídeos, a partir de agora elas passam a contar também com importantes etapas presenciais regionais, tanto para os mesa-tenistas olímpicos, quanto para os paralímpicos.

“O processo passou por uma reestruturação, com a finalidade de proporcionar para todos os atletas, das mais diversas regiões do Brasil, a possibilidade de participar de uma avaliação presencial”, informou Sandro Abrão, líder de desenvolvimento da CBTM. “Por isso, optamos por colocar as avaliações junto com as etapas do Circuito TMB. Assim, otimizamos os recursos da CBTM e dos atletas, que podem participar do processo de detecção em paralelo às etapas já agendadas do circuito”, acrescentou.

Assim, as próximas etapas presenciais de avaliação estão marcadas para Maringá/PR (dias 4 e 5/7), Marília/SP (3 e 4/8), Fortaleza/CE (7 e 8/9), Uberlândia/MG (19 e 20/9), Campo Grande/MS (22 e 23/10) e Concórdia/SC (2 e 3/11). Uma fase nacional está agendada para ocorrer quatro dias antes do Campeonato Brasileiro, entre 29 de novembro a 2 de dezembro, em local a ser definido. A adesão ao evento na cidade do Norte Paranaense vai até o dia 3 de julho. Mais detalhes podem ser encontrados AQUI.

Como novidade, os mesa-tenistas paralímpicos até 23 anos terão uma etapa a mais para serem avaliados presencialmente. Será entre os dias 24 e 31 de julho, no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. “Com esta proposta, pretendemos incentivar ainda mais o esporte paralímpico da nossa modalidade”, ponderou Abrão.

A primeira fase da detecção paralímpica de São Paulo teve suas adesões encerradas no último dia 23, data limite para o envio de vídeos jogando no mínimo um set e executando os principais fundamentos da modalidade. Estes foram avaliados e na próxima quinta-feira (30) serão divulgados, em Nota Oficial, os nomes dos atletas que serão analisados presencialmente.

Duas etapas da Detecção Nacional já foram cumpridas este ano, atendendo atletas de todos os lugares do país, mas com foco maior nas Regiões Sudeste e Norte. Elas aconteceram em março, no Rio de Janeiro (RJ), e em maio, na cidade de Porto Velho (RO). Todo o processo conta com o apoio das Federações Estaduais e da área de desenvolvimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB).



FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações