Notícia

Detecção de Talentos em Maringá reúne 39 jovens mesa-tenistas em busca de crescimento na modalidade

Atletas de oito estados brasileiros estão sendo avaliados por grupo de treinadores da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa

João Vitor Ribeiro e Giovana Ayumi são dois jovens talentos avaliados na Detecção. Foto: André Soares.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

05/07/2022 11h07


O maior evento de tênis de mesa da temporada, o TMB Platinum – Ciclo II, começa nesta quarta-feira (6), em Maringá (PR). Porém, um pequeno grupo de jovens mesa-tenistas já está em intensa atividade no Ginásio Valdir Pinheiro. São os 39 meninos e meninas que se inscreveram na Detecção Nacional de Talentos, que tem mais uma etapa sendo realizada na cidade paranaense.

Atletas de oito estados brasileiros estão sendo avaliados por um grupo de treinadores da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM): Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. O objetivo é detectar jogadores com potencial para as seleções de base e que possam fazer parte de um outro programa, o Diamantes do Futuro, que lapida e acompanha de perto os jovens talentos.

Gente miúda e cheia de sonhos. Caso de Giovana Ayumi, atleta de Campo Grande (MS), com 11 anos, que já pratica a modalidade desde os 6 anos. “Gostaria de viajar para outros países e jogar tênis de mesa. Meu pai era jogador e eu acabei gostando. Quero chegar na Seleção Brasileira”, projeta.

“Meu pai jogava tênis de mesa desde a adolescência, mas apenas como brincadeira. Depois, ele passou a treinar mais sério e fui ver como era. Comecei com 5 anos, depois veio a pandemia e parei dois anos. Agora quero treinar sério para conseguir bons resultados e chegar na Seleção”, explica João Vitor Ribeiro, de 8 anos, atleta do Ginástico, de Minas Gerais.

O grupo olímpico tem atletas muito pequenos, como Henrique Kumagai, de apenas 5 anos, até atletas com 11. Os paralímpicos, cuja idade de corte é 23, estão representados por atletas de 15 a 18 anos. No primeiro dia, eles realizaram uma fase de adaptação, onde os técnicos puderam avaliar o nível técnico dos atletas e forma de jogarem, além do compromisso que as crianças têm no tênis de mesa. Puderam também conversar com o coordenador de seleções olímpicas da CBTM, Lincon Yasuda. No segundo dia, o volume de jogo e os principais fundamentos são mais observados.

“É um grupo bem homogêneo, são atletas das mais diferentes regiões do país, com bom nível técnico para a idade deles. Uma coisa que chama bastante a atenção é a vontade que eles estão apresentando para participar desse processo”, atesta Sandro Abrão, líder de desenvolvimento da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

Se a oportunidade é grande para os meninos, os técnicos também têm a possibilidade de se aprimorarem. Rogério Miura, profissional de Maringá, recém-formado em um dos cursos da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), garante que é uma grande chance para aumentar o conhecimento.

“Para mim está sendo um trabalho muito interessante. O mais importante no trabalho de detecção é avaliar os atletas. Não somente a parte técnica, mas a parte física e emocional. Como ele vai reagir perante o grupo”, explica.

TMB Platinum

O TMB Platinum de Maringá agitará o Ginásio Chico Neto e Valdir Pinheiro, localizado na Vila Olímpica de Maringá, de quarta a domingo. Ao todo, o evento recebeu 1.198 inscrições, sendo 1.123 para os torneios olímpicos e 75 paralímpicos.

A quantidade de inscritos superou os recordes de inscrições das competições do Circuito TMB em 2022. O primeiro lugar era da quinta edição do TMB Challenge Plus, que aconteceu em Cruzeiro (SP) em maio deste ano, a qual contou com 1.103 inscrições. O primeiro TMB Platinum da temporada – realizado no Rio de Janeiro (RJ) no final de março – vinha na segunda colocação com 999 inscritos.

 
 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações