Notícia

Após nove meses ausente, Jessica Yamada retorna com título do TMB Challenge Plus

Representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio não jogava uma competição oficial desde novembro de 2021 e foi dominante em Marília

Jessica Yamada foi arrasadora em Marília. Foto de Arquivo: Daniel Zappe.

Por Nelson Ayres (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

07/08/2022 23h18


Uma das principais atletas do tênis de mesa feminino do Brasil voltou a mostrar seu talento neste final de semana. Desde novembro sem atuar em uma competição oficial, quando disputou o Campeonato Pan-Americano defendendo a Seleção Brasileira, Jessica Yamada foi o grande nome da 10ª edição do TMB Challenge Plus, em Marília (SP). A mesa-tenista da Associação Concordiense de Tênis de Mesa venceu o Absoluto A, sem dar muitas chances para as adversárias.

Na disputa do Centro-Oeste Paulista, Jessica foi simplesmente arrasadora. Venceu todos os jogos do torneio por 3 sets a 0. A decisão foi contra uma novata de 16 anos, Gabriela Fujii, do Itaim Keiko/JJ Yamada, que conquistou seu melhor resultado na temporada. As parciais foram de 11/7, 11/5 e 11/9.

Jessica representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no ano passado. Conquistou duas medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, além de acumular conquistas em campeonatos sul-americanos, latino-americanos e pan-americanos. É a quarta maior vencedora de Campeonatos Brasileiros, com três títulos na História.

No Absoluto A masculino, outro bom retorno. Eduardo Tomoike, atleta de 21 anos que fez parte das seleções de base do Brasil e que estava há algum tempo sem brilhar em competições nacionais, foi o grande vencedor em Marília. A vitória do atleta do Itaim Keiko/JJ Yamada não poderia ser mais emblemática: na decisão, ele bateu o líder do ranking nacional, Allan Sarmento (Clube de Tênis de Mesa Jacareí-SP), de virada, por 3 a 2 (2/11, 9/11, 11/7, 11/3 e 11/7).

Antes, na semifinal, também bateu o vice-líder, Richard Pinheiro (CR Saldanha da Gama/Sta.Cecília/Fupes-SP), pelo mesmo placar (12/10, 8/11, 5/11, 11/6 e 11/7). O resultado final da disputa em Marília não afetou a briga pela ponta do ranking nacional, que continua sendo liderado por Allan Sarmento, com 3.715 pontos. Tomoike agora é o 19°, com 965.

Mudança no ranking feminino

A disputa pelas primeiras colocações do ranking do Absoluto A feminino teve novidades no final de semana. Sofia Kano, que somou apenas 90 pontos em Marília, perdeu a ponta para Victória Strassburger (Sogipa-RS), que participou do TMB Estadual no Rio Grande do Sul e fez 400 pontos, pulando para 3.490. Sofia agora é a segunda colocada, com 3.100. Jessica Yamada aparece com seus primeiros 700 pontos, em 27° lugar.

Entre os paralímpicos, a disputa do TMB Challenge Plus teve poucas surpresas. Os atletas com maior experiência internacional que participaram do torneio confirmaram o favoritismo e faturaram as medalhas de ouro. Foram os casos do trio da Associação Nova Era de Tênis de Mesa-SP, Lucas Arabian, Paulo Henrique Fonseca e Claudio Massad, e de Luiz Filipe Manara, da Associação Mogimiriana de Texas Hold’em-SP.




FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

fatoeacaocomunicacao@gmail.com / contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações