Notícia

Case de sucesso: autoridade máxima da ITTF no Mundial, Alaor Azevedo demonstra no exterior a evolução do tênis de mesa brasileiro

Dirigente foi chamado para palestrar durante o Campeonato Pan-Americano, no Chile; agora, no Mundial Paralímpico, presidente da CBTM e vice da ITTF é a principal autoridade do evento

Alaor Azevedo é a autoridade máxima da ITTF no Mundial Paralímpico. Foto: André Soares.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

08/11/2022 14h53


Não existe colheita sem plantio, assim como é preciso ter coragem para promover mudanças em um mundo que evolui constantemente. Na presidência da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) de forma ininterrupta desde 1995, Alaor Azevedo poderia ter se acomodado na função. Mas não o fez. Em seus últimos mandatos investiu na modernização da entidade, em sua organização administrativa e na melhora da estrutura ofertada aos mesa-tenistas, sejam eles de alto rendimento ou amadores.

Desde 2007 a CBTM assumiu também a gestão do desporto paralímpico, proporcionando um salto de qualidade em seu desenvolvimento. Como resultado, atletas despontaram, títulos apareceram e a gestão do tênis de mesa no Brasil virou estudo de caso pelo globo terrestre afora. Foi o que aconteceu no Chile, na semana passada, quando uma comitiva da entidade marcou presença no Campeonato Pan-Americano, para além de dar suporte aos atletas, compartilhar os motivos do sucesso do tênis de mesa nacional.

“No Chile, fomos convidados para fazer uma apresentação sobre governança. Apresentar o case do tênis de mesa brasileiro e os títulos que ganhamos”, informou Azevedo. “Mostramos como funciona a nossa relação com o Comitê Olímpico do Brasil, o que nos levou a vencer o prêmio Sou do Esporte e o nosso rating do Instituto Ethos”, acrescentou. A apresentação de Alaor Azevedo ocorreu de forma compartilhada com o diretor da entidade, Geraldo Campestrini.

Agora é a vez de a Espanha conhecer um pouco mais sobre o jeito brasileiro de fazer tênis de mesa. Vice-presidente da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), Azevedo é o responsável pelo tênis de mesa paralímpico em todo o mundo. E, nesta condição, se transformou o primeiro brasileiro a ser a autoridade máxima de um Campeonato Mundial da modalidade. “Estou realizando um sonho de muitos anos”, confidenciou. “Foram muitas as lutas, sempre mostrando a força do Brasil para o mundo. E agora estou podendo premiar os brasileiros no evento, como também aproveitando os contatos para organizar intercâmbios e outras atividades no Brasil e no exterior”, informou.

Foi através destes contatos, desta influência do bem, que Azevedo recolocou o Brasil no mapa das competições internacionais da modalidade. Passado o tempo do plantio, chegou o momento da colheita. Consolidado o modelo de gestão e os eventos em cenário nacional, chegou a hora de voltar a atrair grandes eventos de tênis de mesa ao Brasil. E primeiro teste ocorreu no Aberto Paralímpico do Brasil, realizado com sucesso no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), no mês de outubro último. Agora, para 2023 estão previstas a realização de um WTT Youth Contender, um WTT Contender e, possivelmente, outro Aberto Paralímpico.



 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil 

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações