Notícia

CBTM compartilha em seus canais ensinamentos do técnico Andrews Martins em capacitação internacional realizada pela ITTF

Brasileiro foi um dos 12 contemplados no planeta com a capacitação "Coaching de Alto Nível" e vai repassar as lições que aprendeu a todos os mesa-tenistas

Técnico Andrews Martins participou de capacitação internacional. Foto: André Soares.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

21/11/2022 15h48


O treinador brasileiro Andrews Martins foi um dos 12 contemplados no mundo com uma bolsa para realizar a capacitação "Coaching de Alto Nível", ofertada pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), em parceria com a Associação Sueca. Realizado no Sports Sweden, em Bosön, Estocolmo, o evento contou também com treze treinadores suecos, em uma oportunidade única de interação, compartilhamento de conhecimentos e troca de ideias. Tudo isso com o objetivo de elevar a um nível mais alto o padrão dos treinamentos na modalidade. Estes ensinamentos serão divulgados durante a semana, nos canais de mídias sociais da Confederação Brasileira de Tenis de Mesa.

Ao longo dos cinco dias do curso, de 31 de julho a 5 de agosto 2022, os treinadores participaram de aulas teóricas e práticas, abrangendo uma ampla gama de tópicos, sempre conduzidos por especialistas em suas respectivas áreas. Os temas abordados foram abrangentes, visando dar aos participantes uma visão de 360 graus sobre o treinamento de tênis de mesa, com palestras focadas em métodos específicos para a modalidade, bem como tópicos de ciências do esporte e uso de IA (inteligência artificial) para treinos e análises de partidas.

"Tinham muitos treinos que tiram o atleta da zona de conforto", descreveu Martins. "A essência deles (suecos) é trabalhar com a liberdade do atleta, o que é muito diferente de um método asiático", ponderou. Foram instrutores do curso Anders Thunström, diretor da Sports Sweden; Mikael Andersson, diretor da ITTF; Massimo Costantini, técnico de elite de alto rendimento da ITTF; Emma Lindblom, especialista em nutrição esportiva; Johanna Rosén, PhD em biomecânica; Glenn Björklund, PhD em fisiologia; Malin Tillman, psicóloga; além de Megha Ghambir, CEO da Stupa Analytics.

"A melhor aula foi a respeito do tênis de mesa feminino, mostrando o que é feito em nível mundial", informou o brasileiro, que para conquistar a vaga no curso precisou preencher dez pré-requisitos. Martins também destacou alguns pontos que chamaram a sua atenção durante a capacitação, como o fato do treinador precisar ter um conhecimento suficiente para prevenir lesões futuras nos atletas. Ou da importância da cognição durante os treinamentos, de se trazer o treino o mais próximo possível do jogo.

“Em um cenário como este, com jovens treinadores ambiciosos reunidos para discutir os prós e contras do nosso jogo, você pode sentir claramente a energia positiva dominando", afirmou Mikael Andersson. "Gostaria que olhássemos para um modelo de curso semelhante a ser implantado em todos os continentes no futuro. Definitivamente, precisamos abrir oportunidades para jovens treinadores deixarem sua marca nas fileiras da ITTF. Tudo isso começa com ensinar e aprender”, acrescentou.

Papel da UniTM

Neste trabalho de expansão mundial entram projetos como o da Universidade do Tênis de Mesa (UniTM), já encampado pela CBTM. "Todos no curso me perguntavam sobre a Universidade do Tênis de Mesa", comentou Martins orgulhosamente.

A Universidade do Tênis de Mesa foi criada em agosto de 2020, com o objetivo principal de abrigar um programa completo de capacitações para o desenvolvimento de treinadores, árbitros e gestores do tênis de mesa brasileiro, a fim de estimular o ingresso de novos profissionais para atuação na área e, também, o aperfeiçoamento continuado daqueles que já atuam com o tênis de mesa.

A importância da formação de mulheres neste processo é algo bem presente no planejamento da Universidade, pois ainda há uma diferença muito grande no número de profissionais entre os gêneros. A meta é tentar se aproximar ao máximo de uma igualdade, com homens e mulheres dividindo todos os espaços.


 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com / imprensa@cbtm.org.br

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil 

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações