Notícia

Brasil conquista quatro medalhas individuais no Aberto Paralímpico da Espanha

Bruna Alexandre e Israel Stroh garantiram o ouro, Thais Severo e Joyce Oliveira ficaram com prata e bronze respectivamente. Torneio segue com a disputa de duplas.

Bruna Alexandre, a campeã da classe 9-10. Foto: André Soares/CBTM

Por Aldo Medeiros

10/03/2023 18h39


O segundo dia do Aberto Paralímpico Fator 20 da Espanha, em Platja D'Aro, foi de conquistas para o Brasil. Com quatro medalhas individuais na bagagem de volta para o país – duas de ouro, uma de prata e um bronze – a Seleção Paralímpica encerrou sua participação nas disputas individuais na Espanha e agora volta suas atenções para o torneio de duplas do evento, no qual já garantiu mais duas medalhas nesta sexta-feira (10).

Israel Stroh vence na classe 7

O primeiro ouro do dia veio com Israel Stroh. Na classe 7, o medalhista de prata na Rio 2016 passou por seis jogos para conquistar o título. Foram dois jogos na fase de grupos, vencidos por 3 a 0, e mais quatro na fase eliminatória. Na final, vitória sobre o francês Jean-Paul Montanus, atual número 2 do mundo.

O título foi marcado por viradas ao longo do caminho, incluindo a decisão do ouro. No confronto decisivo, Israel começou vencendo e levou o primeiro set. O francês virou a partida conquistando o segundo e o terceiro sets. Israel voltou mais concentrado e tático e conseguiu vencer os dois últimos sets para trazer o ouro para o Brasil.

“Estou muito feliz porque fui muito exigido nesse torneio. Foram muitas viradas e eu consegui entregar um nível de competitividade muito alto. Enfrentei o número dois do mundo na final, só tinha jogado contra ele uma vez e não tinha conseguido vencer. Eu consegui ganhar num jogo de muita complexidade, de altíssimo nível e viradas no placar”.

Bruna Alexandre: mais um título para a carreira

Maior medalhista paralímpica do tênis de mesa brasileiro, Bruna Alexandre foi campeã sem perder sequer um set no torneio. Em grupo único, a atual campeã da classe 10 e do absoluto A do TMB Platinum – Campeonato Brasileiro saiu invicta da competição. Foram quatro jogos e quatro vitórias por 3 a 0.

“Fico feliz de ver que os treinamentos diários estão fazendo diferença e consegui evoluir, conseguindo ser mais ativa e jogando em cima da mesa. Fico feliz de ganhar meu primeiro ouro na Espanha”, contou a campeã da classe 9-10.

Vice-campeonato para Thais Severo na classe 1-3

Thais Severo ficou com a prata após sequência de italianas em seu caminho. Na fase de grupos, além de Mi Gyu Lee e Jana Margarete Stegel, da Coréia do Sul e da Alemanha, respectivamente, Thais enfrentou e venceu a italiana Michela Brunelli. Na semifinal, mais uma italiana e mais uma vitória brasileira: 3 a 2 sobre Giada Rossi. A final começou igual, mas terminou diferente. Também contra uma italiana, a brasileira sofreu o revés e ficou com a prata. Carlotta Ragazzini conseguiu vingar as compatriotas superando a brasileira por 3 sets a 1.

“To muito feliz com os jogos aqui da Espanha, foram jogos difíceis. Agora estou focada nas duplas para levar mais uma medalha para o Brasil” disse Thais Severo

Joyce Oliveira conquista o bronze na Espanha

Na classe 4-5, Joyce Oliveira levou o bronze após ser superada pela número cinco do ranking mundial, a indiana Bhavina HasmukhBhai Patel. Com duas vitórias na fase de grupos e uma na fase eliminatória, Joyce se prepara para a competição de duplas com o bronze individual separado na bagagem.

“Estou muito feliz com o resultado. Lógico que queria mais, mas perdi para a quinta do mundo, dei o meu melhor. Agora é continuar trabalhando para conseguir um resultado melhor nas duplas femininas e mistas. Vamos que ainda tem mais” declarou Joyce Oliveira.

Duplas femininas: mais duas medalhas garantidas

Nas duplas WD5, as três brasileiras inscritas na competição chegaram às semifinais e garantiram mais duas medalhas para o Brasil. Thais Severo e Joyce Oliveira venceram as duas partidas do grupo 1 e amanhã disputam a vaga na final contra a dupla coreana formada por Mi Gyu Lee e Mi Kyoung Shin

Marliane Santos, em dupla com a israelense Caroline Odaia Tabib, também chegou às semifinais após uma vitória e uma derrota no grupo 1. A derrota foi para a dupla brasileira. Marliane e Caroline enfrentam Bhavina HasmukhBhai Patel e Sonalben Manubhai Patel, da Índia, no confronto que define a segunda vaga para a final.

Duplas masculinas: seis brasileiros na briga por medalha

Nas duplas MD4, Iranildo Espindola e Guilherme Costa venceram duas partidas e foram superados em uma. Com o resultado, avançaram para as quartas de final e enfrentam Joo Young Dae e Kang Chang Young, da Coreia do Sul.

Nas duplas MD14, Paulo Salmin e Israel Stroh venceram suas duas partidas na fase de grupos e enfrentam a dupla britânica Alexander Bland e Theo Bishop pelas quartas de final. Na mesma categoria, Paulo Henrique Fonseca, que faz dupla com o belga Ben Ashok Despineux, também avançou para as quartas e aguarda a definição da dupla adversária, que sai do confronto entre a dupla alemã Muller Benedikt e Meyer Henrik e a dupla tcheca Daniel Horut e Zbynek Lambert.

Nas duplas MD22, o brasileiro Thiago Gomes representa o Brasil e atua ao lado do finlandês Timo Averjanov. Na estreia dos dois na competição, derrota para dupla japonesa por 3 a 0. Amanhã, os dois jogam mais duas partidas do grupo único, na busca por um lugar no pódio.

Duplas mistas: quatro duplas na mesa

Duas duplas brasileiras disputaram a fase de grupos das duplas XD7-10. Joyce Oliveira e Fábio Silva formaram uma dupla invicta, avançaram para as quartas de final e jogam amanhã contra a dupla coreana formada por Mi Hyeon An e Jun Lee. Já Guilherme Costa e Marliane Santos não conseguiram avançar para a fase final da competição após dois jogos disputadíssimos pelo grupo 2.

Na XD17-20, as duas duplas brasileiras avançaram para as quartas de final. Bruna Alexandre e Paulo Henrique Fonseca ficaram em primeiro lugar no grupo 2 e disputam a próxima partida contra a dupla holandesa formada por Bart Van Der Zanden e Frederique Van Hoof. Israel Stroh e Sophia Kelmer também avançaram para as quartas com o segundo lugar no grupo 01. Amanhã, enfrentam Nakamura Nozomi e Abe Hayuma, ambos do Japão.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações