Notícia

Brasil conquista seis medalhas nas categorias individuais do Aberto Paralímpico da Itália

Seleção ficou com dois ouros, duas pratas e dois bronzes no segundo dia de competição

Sophia Kelmer conquistou a medalha de ouro na disputa da classe 8. Foto: André Soares/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

16/03/2023 20h00


O Brasil conquistou seis medalhas nas disputas individuais do Aberto Paralímpico da Itália. Após dois dias de competição e todos os doze brasileiros classificados às fases eliminatórias, Sophia Kelmer, Bruna Alexandre, Joyce Oliveira, Paulo Salmin, Marliane Santos e Thais Severo foram ao pódio.

O primeiro ouro veio na classe 8. Após passar pela francesa Lucie Hautiere nas semifinais por 3 sets a 0, Sophia Kelmer repetiu a dose na final e superou Zsofia Arloy, da Hungria pelo mesmo placar, com parciais de 11/7, 11/5, 18/16. O topo do pódio veio novamente para o Brasil na classe 10. Bruna Alexandre superou Natalia Partyka, da Polônia, por 3 sets a 2 na semifinal. A primeira colocação veio após mais uma vitória, desta vez conta Tzu Yu Lin, de Taipei Chinês, por 3 sets a 0, com parciais de 11/5, 11/3, 11/3.

''Chegar aqui no Aberto da Itália e fazer essa campanha foi muito bom, até por vir da Espanha sem medalhas. Precisei me superar em vários jogos, manter a cabeça no lugar e estou muito feliz. É o meu primeiro título na Europa e quero agradecer a minha família, ao (Alexandre) Ghizi, que ficou ao meu lado em todos os jogos, e a todos pela torcida'', exclamou Sophia Kelmer.

''O Aberto Paralímpico da Itália é e sempre será especial para mim pois foi a primeira vez que venci a Natalia Partyka (Polônia). Sempre tive esse sonho e, vencer a maior lenda do tênis de mesa paralímpico é um dos momentos mais marcantes da minha carreira. Gostaria de agradecer ao Paulo Camargo que me acompanhou e me ajudou nos momentos complicados nos jogos aqui na Itália'', comemorou Bruna Alexandre. 



O Brasil também garantiu duas medalhas de prata, com Joyce Oliveira, na classe 4, e Paulo Salmin, classe 7. Joyce superou duas adversárias antes da grande final contra Borislava Peric-Rankovic, da Sérvia. Com parciais de 5/11, 11/3, 8/11, 11/9 e 9/11, a atleta adversária venceu a brasileira por 3 sets a 2. Já Salmin sofreu revés  para o polonês Maksym Hubert Chudzocki por 3 a 1, com parciais 11/7, 12/14, 10/12 e 5/11.



As medalhas de bronze vieram na disputa da classe 3 do feminino. Marliane Santos se despediu da disputa na semifinal contra a sul-coreana Me Gyu Lee (3 sets a 1). Já Thais Severo foi superada por 3 sets a 0 pela croata Andela Muzinic Vincent.

Brasil segue na briga por medalhas em duplas

A sexta-feira (17) reserva mais emoção no Aberto Paralímpico da Itália com os duelos da fase de grupos das disputas em duplas. Iranildo Espondola e Guilherme Silva estão no grupo 2 dos jogos de MD4. Já Fábio Silva será dupla do holandês Sem Roelofs no grupo 6 em MD8. Em MD14, Israel Stroh e Paulo Salmin repetem a parceria que ficou com a medalha de prata na Espanha. Na disputa de MD22, Thiago Gomes faz dupla com Po Yen Chen, de Taipé Chinês. 

Nas disputas femininas, Marliane Santos e Joyce Oliveira estão no grupo 1 da categoria WD10. No grupo 2, Thaís Severo faz dupla com Young A Jung (Coreia do Sul) visando as fases eliminatórias.

Campeãs no individual, Sophia e Bruna brigam por medalhas em duplas

Nos jogos de WD20, Sophia Kelmer é a representante do Brasil no grupo 2, ao lado de Anja Handen, da Hungria. Já Bruna Alexandre está no grupo 2 e joga ao lado de Alexa Szivitacs, da Hungria.

Duplas Mistas

Marliane Santos brigará por medalhas ao lado do sul-coreano Sung Joo Park no grupo 3 em XD4. Já os brasileiros Thais Severo e Guilherme Costa estão no grupo 2 dos jogos do XD7. No grupo 3, Joyce Oliveira e Fábio Silva representam o Brasil.

Em XD14, Sophia Kelmer faz duplas com o sueco Michael Azulay no grupo 1. Além deles, Bruna Alexandre e Israel Stroh vão à mesa em XD17, no grupo 3. Thiago Gomes e a polonesa Ewa Cychowska no grupo 1 da disputa de XD22.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações