Notícia

Sub-21, Sub-15 e Sub-11 definem campeões no primeiro dia de TMB Platinum

Victória Strassburger, Felipe Miua, Mahayla Sardá, Lucas Romanski, Luiza Fontanive e Eduardo Keunecke conquistaram os primeiros ouros do Ciclo 1, em São Paulo

Felipe Miua foi o grande campeão da categoria Sub-21 - Fotos: Bruno Ruas e Miriam Jeske/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

29/03/2023 20h30


O TMB Platinum -  Ciclo 1 - São Paulo/SP - 2023 - conheceu nesta quarta-feira (29) os seus primeiros campeões. Disputado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, a competição definiu já neste primeiro dia de evento os pódios de três das seis categorias de base: Sub-21, Sub-15 e Sub-11. 

Sub-21: Victória Strassburger e Felipe Miua ficam com o ouro 

Entre os mais velhos, a líder do Absoluto A Victória Strassburger (Sogipa/RS) superou Sarah Martins (Associação de Pais e Amigos do Tênis de Mesa de São Carlos/SP) por 3 sets a 0 (11/4 11/5 e 11/3). Laira Silva (Associação de Tênis de Mesa Pouso Redondo/SC) e Giovanna Faria (CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/Fupes/SP) fecharam o pódio.

"Sempre tenho detalhes para melhorar. Mas ter jogado contra ela (Sarah) na seletiva ajudou muito. Já tinha entendido o jogo da Sarah. Agora bora que amanhã tem juvenil (Sub-19).''



Entre os homens, Felipe Miua (Kosmos Clube/SP) bateu Gabriel Caviquio (Santo André/ADSA/SP) por 3 sets a 2 e ficou com o ouro. O duelo teve parciais de 11/9, 11/8, 6/11, 10/12 e 11/7. Hamilton Yamane (Itaim Keiko/JJYamada/SP) e Theo Cruz (AMF/Elase Clube Social e Desportivo) conquistaram o bronze.

"Eu queria muito ganhar, foi muito importante pra mim. Treino com o Caviquio quase todo dia e mudei um pouco o saque pra ver o que ele ia fazer. Agora é treinar todo dia pra bater de frente com todo mundo." 



Mahayla Sardá fica com o ouro no primeiro ano de Sub-15 e Lucas Romanski segue em fase iluminada

Em seu primeiro ano na categoria Sub-15, Mahayla Sardá já mostrou personalidade e conquistou a medalha de ouro. A atleta da Associação Rio do Sul/SC venceu Abigail Araújo (São Caetano/Bunka/SP) na grande final por 3 sets a 2 (7/11, 11/5, 11/9, 8/11 e 11/7). Maria Alves (Street Pong/PR) e Raiane Heidrich (Associação de Tênis de Mesa de Pouso Redondo/SC) completaram a lista de medalhistas.

"Fiquei muito feliz com a vitória, foi um jogo muito difícil. É meu primeiro ano na categoria Sub-15, então eu sabia que o caminho seria mais difícil. Cruzei com vários pinos, que era uma dificuldade que tinha e eu consegui jogar bem. Agora estou confiante para o Absoluto A, mesmo ciente das dificuldades por conta da minha idade."



No masculino, Lucas Romanski aproveitou a ótima fase após conquistar a vaga 2 para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano via Seletiva Nacional Olímpica de Jovens e ficou com o ouro. O atleta do Itaim Keiko/JJYamada/SP venceu Vitor Iwamoto (Associação Gyntt de Tênis de Mesa/GO) por 3 sets a 0 (11/5, 11/6 e 11/8). Davi Fujii (Itaim Keiko/JJYamada/SP) e Felipe Lara (Nikkei Curitiba/PR) ficaram com o bronze.

"A seletiva era um desejo de muito tempo, assim como o TMB Platinum. Ganhar os dois juntos é muito bom. Agora estou bem ansioso pelo Absoluto A. Caí num grupo bem forte, mas espero ter bons resultados para chegar longe."



Na categoria Sub-11, o título do feminino ficou com Luiza Fontanive. A atleta do Clube Riostense/SC superou Tainara Heidrich, da Associação Pouso Redondo/SC, por 3 sets a 1 com parciais de 11/7, 6/11, 12/10 e 11/5. As medalhas de bronze ficaram com Laura Silveira (Associação dos Mesatenistas de Guairá/PR) e Yumi Ywamoto (Associação Goiana de Tênis de Mesa/AGTM/GO).

"Fiquei super feliz de ganhar esse ouro. Acordei confiante e querendo muito chegar na final. Consegui jogar bem e fiquei com o título.''



Já o ouro do masculino é de Eduardo Keunecke, da Associação de Tênis de Mesa Jaraguaense/SC. Ele venceu Artur Jacob (AABB São Luiz/MA) por 3 sets a 2, com parciais de 12/10, 8/11, 3/11, 11/4 e 11/6. Gustavo Avelar (Yara Toledo/PR) e Gabriel Coelho (Associação Rio do Sul/SC) foram bronze.

"A emoção é muito grande de ganhar o Sub-11. Ano passado não foi um bom ano pra mim, mas em 2023 eu vou voltar com tudo. Eu treino sete horas todos os dias, com muito foco, e melhorei muito a minha cabeça de um ano para o outro. Gostaria de mandar um abraço para o meu irmão Emanuel e para minha mãe Juliana.''


 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações