Notícia

Soberano! Gustavo Tsuboi vence por 3 a 0 e é o grande campeão do Absoluto A do TMB Platinum

Atleta da Life Pong contou com o apoio da torcida no Centro de Treinamento Paralímpico e conquistou o TMB Platinum pela primeira vez

Gustavo Tsuboi vibra com a medalha de ouro - Foto: Miriam Jeske/CBTM

Por Luis Miguel Ferreira

02/04/2023 00h20


Na grande final masculina do TMB Platinum - Ciclo I - São Paulo/SP, Gustavo Tsuboi e Allan Sarmento fizeram um jogo de parar a cidade de São Paulo. Com o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro vibrando a cada ponto, o Absoluto A foi definido na base do talento e da determinação de Gustavo Tsuboi. 

Enfrentando o líder do ranking do Absoluto A, Tsuboi venceu e convenceu: 3 sets a 0. Com parciais de 11/4,15/13, 12/10, o atleta da Life Pong/SP confirmou ser um dos favoritos ao título da competição mais importante do Tênis de Mesa das Américas. 

''A final foi bem truncada. A gente nunca se enfrentou, não sabia como ele sacava e nem conhecia os golpes dele. Ano passado ele foi o primeiro colocado do circuito e mesmo assim consegui encaixar meu jogo. Pra mim foi muito bacana conquistar esse título. Passei a maior parte da minha carreira fora do Brasil e não tinha o contato com as pessoas aqui. Foi especial receber o apoio da torcida. Agora estou momento de transição da minha carreira e tenho todo suporte que preciso graças à Life Pong. Me sinto na obrigação de entregar algo de positivo para eles e felizmente consegui.''



O jogo

O início do jogo foi de Tsuboi, que marcou o primeiro ponto e logo abriu vantagem. O atleta da Life Pong/SP, mostrou toda experiência e controlou o confronto fechando o set em 11 a 4.

Atrás no placar, Allan mostrou poder de reação e chegou ao sexto ponto, quatro a mais que o adversário. Mas o número 81 do mundo logo igualou e o confronto seguiu até Gustavo vencer por 15 a 13: 2 sets a 0.

O terceiro set mostrou mais uma vez o alto nível de jogo do TMB Platinum e entregou ao público presente no CPB um verdadeiro show. Na mesa, Tsuboi e Allan disputavam ponto a ponto e chegaram em igualdade até o fim do set: 8 a 8, 9 a 9 e 10 a 10. No fim, com um ponto histórico, Tsuboi fechou o set em 12 a 10 e vibrou com as arquibancadas a vitória que consagrou o multicampeão mais uma vez com o ouro. 




Serviço do jogo

Gustavo Tsuboi 3 x 0 Allan Sarmento
TMB Platinum - Ciclo 1 - São Paulo - Final - Absoluto A Masculino
Data: 01/04/2023 (Sábado)
Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro
Parciais: 11/4, 15/13, 12/10


O caminho até a final 

Entrando na competição como um dos grandes favoritos ao título, Gustavo Tsuboi se classificou com duas vitórias por 3 sets a 1 na fase de grupos, enfrentando Rafael Naganime e Kauan Monteiro.

Nas fases eliminatórias, sequência de vitórias por 3 sets a 0 e ouro garantido. Nas oitavas, vitória contra Heverton Braz. Já nas quartas de final, o adversário foi Eric Mancini, campeão do TMB Platinum de Maringá em 2022. 

Nas semis, Enzo Nakashima até lutou, mas Tsuboi mais uma vez foi soberano : 11/3, 11/3 e 12/10. Na final, show na mesa e primeiro título de TMB Platinum para a conta. 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações