Noticias Portal TMB

Após intensa luta contra câncer, morre o mesa-tenista Airton Makoto Iwai

Técnico Hugo Hoyama fala com carinho do amigo, que começou no tênis de mesa com Maurício Kobayashi

Airton Iwai (esq.) e Hugo Hoyama, em uma partida do Palmeiras, sua grande paixão.

Por Hugo Hoyama, com auxílio da Assessoria de Imprensa da CBTM

29/03/2020 05h22


O mesa-tenista Airton Makoto Iwai, morreu neste sábado (28). Aos 59 anos, lutava contra um câncer de fígado e reto. Grande amante da modalidade, começou a carreira treinando com Maurício Kobayashi. Mesmo já debilitado, disputou o Campeonato Intercolonial deste ano, em Itupeva (SP).

Grande amigo de Airton, o técnico da Seleção Brasileira feminina, Hugo Hoyama, prestou uma homenagem, relembrando os bons momentos que teve com ele no esporte:

“Quando eu comecei a treinar, ele estava parando. Se formou em odontologia, mas sempre nos encontrávamos. Ele era como se fosse meu irmão mais velho, me dava conselhos, “duras”, pois queria o meu bem. E mesmo depois me tornar técnico, continuou me ajudando em todos os sentidos.

Ele adorava participar principalmente do Torneio Intercolonial, era como se fossem as Olimpíadas para ele. Na década de 1980, ele ganhou do Cláudio Kano, nunca o vi tão feliz! Reservava dois períodos entre seu trabalho como dentista para treinar. No final de semana, corria na esteira, fazia movimentos com pesos, até quando não pôde mais! E, claro, era muito querido pelos mesa-tenistas de são Paulo, Paraná, Goiás... Todos que o conheciam, estão tristes nesse momento.

Airton lutou muito, sofreu, mas ainda me ligava e me dava os conselhos, para o bem não só meu, como também do tênis de mesa feminino! Palmeirense como eu, fomos a vários jogos do Verdão, inclusive não me esqueço de quando o levei ao Allianz Parque pela primeira vez, quase chorou de tanta emoção!

Era engraçado que ele queria muito pegar a Ariel (minha filha) no colo, mas ela não ia de jeito nenhum, só ia com sua esposa, Márcia, a quem quero agradecer por tudo que fez por ele. Sempre lembrarei dele com muito carinho. Prometi que iria seguir todos os seus conselhos. Ele já deve estar batendo bola com o Cláudio Kano, e será assim todos os dias!”




 

Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 


Outras Notícias

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Patrocinadores