Notícias Portal TMB

CLUBES DO BRASIL – Itapetininga tenta se preparar para ser absoluta no pós-crise do coronavírus

Empreendedor, técnico da equipe acredita que o momento é de aperfeiçoamento para não perder espaços após o fim das restrições por causa da pandemia

Nataly Duarte é a atleta de maior destaque em Itapetininga. Foto de Arquivo: Christian Martinez/RGB Studios.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

22/04/2020 12h10


André Balint já exerceu várias funções no tênis de mesa. Foi atleta, atuou anos como árbitro e atualmente é técnico e líder de um dos grandes projetos do tênis de mesa brasileiro: a Associação Itapetiningana de Tênis de Mesa, na cidade de Itapetininga, a 171 quilômetros da capital paulista. E o recado do profissional é claro: o momento é de preparação para o pós-crise do coronavírus.

Com forte apoio da Prefeitura local, a marca maior do tênis de mesa de Itapetininga é o trabalho de massificação. Atualmente, são cerca de cem atletas atuando regularmente, principalmente na faixa entre 7 a 12 anos, tanto no feminino quanto no masculino.

A integração entre o poder público e o clube, dirigido por Roberto Antônio da Silva, parece ser uma das receitas de sucesso. Itapetininga tem um local exclusivo para treinos das equipes, no centro da cidade. A Prefeitura, comandada atualmente por Simone Marquetto, que tem Francisco Roberto como secretário de Esporte, Lazer e Juventude, pretendia inclusive ampliar o projeto nos próximos anos.

Mas veio a crise e os desafios aumentaram. Segundo Balint, o importante é que os profissionais entendam o momento que o mundo atravessa e possam se preparar adequadamente para o futuro.

“No cenário atual, acredito que o esporte terá muita dificuldade em investimentos, tendo em vista que muitos cortes serão feitos no esporte, tanto do poder público como na iniciativa privada. É fundamental que os nossos técnicos saibam contextualizar a importância do esporte como meio de prevenção e auxílio na qualidade de vida, para sobreviverem no pós-pandemia. É preciso saber argumentar para não perder espaços”, aconselha.

Itapetininga foi um dos projetos afetados com a crise, de forma decisiva. A previsão era colocar mais de 500 alunos praticando tênis de mesa na cidade. “Estava pronto um convênio para repasse de verba para a Associação. Iniciaríamos um projeto com escolas da rede privada e começaríamos um circuito municipal da modalidade”, ressalta.

O que certamente poderia ser uma forma de desanimar um gestor esportivo, pode ser um desafio para quem pensa adiante. É exatamente desta forma que Itapetininga quer se colocar.

“Acredito que agora devemos fazer uma gestão desse tempo livre para estudos e criação de projetos. Pessoalmente, estou me aprofundando em plataformas e criando projetos de massificação e regulamentos de eventos, para que na volta, a gente saia na frente. Deixo uma sugestão aos técnicos que estão sem trabalhar:  que reinventem a modalidade, que se aprimorem em cursos existentes na internet. Há cursos de fotografia, de edição de vídeos, cursos do Sebrae que ensinam a empreender”, explica, finalizando com um apelo aos atletas:

“Aqueles que tenham a possibilidade de continuar pagando os seus técnicos, peço que continuem, para que os mesmos não deixem a profissão. A figura do técnico é uma das mais importantes da modalidade. Se ele para, o trabalho morre nas cidades”.




FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - CBTM

Claudia Mendes - claudia@fatoeacao.com
Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

imprensa@cbtm.org.br
fatoeacaocomunicacao@gmail.com

 

Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: @cbtenisdemesa

 


Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores