Notícias Portal TMB

CLUBES DO BRASIL – ACTM/Itaim Keiko desafia a distância e os obstáculos para fazer tênis de mesa de qualidade no extremo Norte

Diretor técnico do clube cita as principais dificuldades para implantar a modalidade em Macapá, uma das capitais mais distantes dos grandes centros

Fachada do prédio da ACTM: orgulho dos mesa-tenistas de Macapá

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

23/04/2020 10h45


Parece difícil fazer tênis de mesa em Macapá, capital do Amapá, distante 2.410 quilômetros de Brasília, a capital federal. E é. Mas a ACTM/Itaim Keiko encarou o desafio de implantar a modalidade em um local tão distante. Na série Clubes do Brasil, vamos falar um pouco deste clube, que tenta provar a cada dia que o esporte não tem fronteiras ou limites.

Inaugurada em 23 de março de 2011, a Associação Cantumoris de Tênis de Mesa, nasceu da necessidade de oferecer aos atletas e simpatizantes de tênis de mesa, um lugar apropriado para a sua prática. Antes, no Amapá, não existia um clube exclusivo de tênis de mesa. Somente algumas iniciativas informais, utilizando espaços que serviam a outros propósitos, como salões de clubes sociais e casas de alguns atletas simpatizantes do esporte.

O idealizador do projeto, Wilson Nunes de Moraes, ofereceu sua ajuda para a construção do prédio onde hoje se encontra a ACTM/Itaim Keiko, com capacidade para dez mesas oficiais, arquibancada, auditório para 50 lugares, lanchonete, escritório, sanitários para pessoas com necessidades especiais e alojamento para atletas.

O clube é presidido, desde a sua fundação, por Abílio Cesar Dias. Atualmente, conta com 123 atletas cadastrados na Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Segundo o diretor técnico, Marcos Rocha, a modalidade conseguiu, enfim, espaço para se desenvolver:

“Nesses cinco anos de existência, a ACTM promoveu uma grande renovação no tênis de mesa do Amapá. Grandes talentos que despontavam até então tiveram um lugar para evoluir, com o início da escolinha. A massificação do tênis de mesa foi assegurada, fazendo uma grande ponte para que os talentos pudessem surgir, principalmente no feminino”.

Os talentos não demoraram a surgir. Caio Lobato Silva vem colecionando títulos desde os 10 anos de idade: são oito medalhas em Jogos Escolares Brasileiros (quatro ouros, três pratas e um bronze), vice-campeão brasileiro infantil, campeão dos Jogos Universitários Brasileiros em 2015, entre outros. Katisa de Lima conquistou, recentemente, a medalha de prata no Campeonato Brasileiro Universitário. Jorge Mareco, Felipe Monteiro, Daniel Carvalho são outros exemplos de atletas que já tiveram conquistas além das fronteiras do Amapá.

Mas a distância do estado para os principais centros do Brasil é, sem dúvida, a maior dificuldade. “Sempre foi muito difícil, pois para sair do Amapá, só se for de barco ou de avião, o que torna a viagem para os grandes centros muito dispendiosa. O patrocínio das empresas é muito difícil. Existem sim, iniciativas do Governo e da Federação, mas nem sempre são suficientes”, explica Marcos Rocha.

Da melhor forma que pode, a ACTM/Itaim Keiko vai trabalhando para fazer um trabalho cada vez melhor de renovação do tênis de mesa, buscando conhecimento e recursos. Os eventos se tornaram uma nova força e trouxeram ao Amapá intercâmbios internacionais, como, por exemplo, com a Guiana Francesa e Cuba.

Anualmente, em março, o clube realiza um torneio de aniversário, com presença de delegações nacionais e internacionais. Clínicas e training camps tornaram-se frequentes, com nomes consagrados do esporte, como Marcos Yamada, Thiago Monteiro, Pavel Oxamemdi, Jorge Campos, Andy Garcia, Adilson Toledo e Yury Barvaresco. Trimestralmente, as escolinhas realizam competições internas, buscando se preparar para torneios fora do estado.

“Sonhamos sempre estar no lugar mais alto do pódio. Mas, quando isso não e possível, temos a intenção de que cada atleta que passa pela ACTM se forme um cidadão consciente de suas obrigações, para que outros atletas se formem também. O clube permanece seguindo firme na missão que propõe a todos: harmonia entre saúde, esporte e qualidade de vida, além de promover o tênis de mesa”, finaliza o diretor técnico do clube amapaense.


Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil


Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores