Notícias Portal TMB

CLUBES DO BRASIL – Tênis de mesa de Varginha começa a colher frutos da prática do esporte para crianças em situação de vulnerabilidade

Associação Varginhense de Esportes tem importante papel social e campeões diversos em seis anos no tênis de mesa

Atletas da AVE reunidos no CT do Clube, no Sul de Minas Gerais.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

29/04/2020 04h42


A prática do esporte como ferramenta para tirar as crianças de situações de vulnerabilidade para transformá-las em grandes campeões, no esporte e na vida. A proposta da Associação Varginhense de Esportes (AVE) é a que vamos retratar agora em mais uma reportagem da série Clubes do Brasil. Uma equipe que vem investindo na modalidade há seis anos e começa a colher os frutos, com grandes campeões e cidadãos.

Fundada em 2000, a AVE iniciou a trajetória esportiva como uma equipe de futebol, já voltada para atender crianças e adolescentes carentes e em situação de vulnerabilidade em Varginha, a 320 quilômetros de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Campeã mirim do Sul Mineiro em 2002 e vencedora em várias olimpíadas de cidades vizinhas e campeonatos municipais, chegou a ter 400 meninos atuando quando passou a oferecer o futsal.

Em 2014, a ida de Lucas Paiva, um dos atletas de futsal do clube, para jogar tênis de mesa com o principal atleta da modalidade em Minas Gerais, Wesley Rosa, gerou a oportunidade de a AVE ingressar no esporte. Inicialmente, eram apenas duas mesas na sede. Depois, alugaram um pequeno galpão e o número de mesas dobrou. Em 2015, a primeira competição nacional: a Copa Brasil, em Piracicaba, com sete atletas e duas medalhas conquistadas, por Lucas Paiva e Maria Eliza. No fim da primeira temporada, já eram 11 medalhas no Circuito Nacional.

Atualmente, a AVE é a principal equipe do estado, sendo tricampeã estadual por equipes e individual, nos dois naipes. Mas o projeto social é o que chama mais a atenção. Com quase 50 atletas federados treinando num dos Polos de Desenvolvimento Regional homologados pela CBTM e contando com material de legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, os frutos começam a aparecer.

“É comum encontrar ex-atletas da AVE trabalhando no comércio e empresas da cidade e sempre lembram de nós como técnicos. O primeiro jogador de Varginha a jogar a série A do Campeonato Brasileiro de Futebol foi o Natan, que atuou pelo Goiás e depois foi para o Inter. Esse menino fez parte da equipe da AVE campeã mirim Sul Mineira, em 2002”, diz Carlos Paiva, responsável pelo projeto, que complementa com um exemplo vindo do tênis de mesa:

“Temos pouco tempo na modalidade e o caso mais interessante é do atleta Thiago Castro, que aos 14 anos disputou o Campeonato Brasileiro e foi campeão em 2018, sendo campeão da Surdolimpíada Nacional no ano passado e que iria representar o Brasil no Campeonato Mundial de Surdos, na Áustria, caso o torneio não tivesse sido cancelado devido a pandemia de coronavírus. É um menino de família humilde, estuda em um colégio público, que passou acompanhar a AVE no Facebook, até que um dia um professor dele levou ele até a nós e passou a fazer parte da equipe”.

De 2015 até agora, os atletas da AVE já conquistaram 709 medalhas nos Circuitos Nacional e Estadual. Wesley Rosa, atualmente terceiro do ranking nacional do Absoluto A, e Lucas Paiva líder do Absoluto B e segundo do Juventude Masculino, são orgulhos dos dirigentes locais. O sonho? “Formar atletas para a Seleção Brasileira e transformar a AVE numa das dez melhores equipes do país”, diz Paiva. Mas nenhum sonho de conquistas será mais importante do que o papel exercido até hoje: o de gerar oportunidades.



 

Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores