Notícias Portal TMB

CLUBES DO BRASIL – Manaus/Itaim Keiko, o sonho concretizado no espaço da casa de um abnegado

Atleta de sucesso no Amazonas, Mário Costa viu a oportunidade de oferecer para a criançada de bairro carente um caminho através do tênis de mesa

Garotada do Manaus/Itaim Keiko, no bairro do Alvorada: um novo caminho através do esporte.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

08/05/2020 04h51


O bairro Alvorada, na Zona Oeste da cidade de Manaus (AM), tem poucas opções de lazer para os seus mais de 66 mil moradores. E o tênis de mesa veio para trazer esperança e mais uma opção para as crianças do local. Em mais uma reportagem da série Clubes do Brasil, vamos conhecer a Associação Esportiva Manaus/Itaim Keiko. Um sonho que surgiu na parte de cima da casa de seu idealizador.

Mário Costa é um dos muitos bons jogadores que já surgiram no Amazonas. Começou a jogar em 1992, convidado por um vizinho que treinava na Vila Olímpica de Manaus. No ano seguinte, disputou seu primeiro Brasileiro, em Recife, onde foi campeão individual infantil. Conquistou, em categorias diversas, 15 medalhas de ouro em Campeonatos Brasileiros e foi campeão outras 16 vezes em Copas Brasil, entre outros títulos nacionais e internacionais.

O clube foi fundado em 20 de janeiro de 2017, mas só foi inaugurado em setembro de 2017. Com a ajuda da mãe, Maria Áurea, o mesa-tenista construiu um espaço na parte de cima de sua própria casa, no bairro Alvorada. Era o sonho do clube concretizado.

“Nosso objetivo é formar um núcleo de tênis de mesa para desenvolver e difundir esta modalidade esportiva em nossa comunidade, proporcionando a inclusão social e a conscientização do participante como cidadão”, explica o campeão.

Mário Costa foi além. Em outubro do ano passado, através de uma emenda parlamentar na Assembleia Legislativa, conseguiu recursos para tocar um projeto social. O “Sacando para o Sucesso” tem aulas gratuitas de escolinha para crianças de 7 a 12 anos.

“Queremos divulgar o tênis de mesa na comunidade do Alvorada, oportunizar o desenvolvimento de talentos no tênis de mesa, despertar a consciência do esporte e lazer como atividade necessária ao bem-estar do indivíduo e do coletivo e promover hábitos saudáveis para as crianças”, explica, com orgulho.

O clube já deu oportunidade também a outros atletas veteranos, que garantem que o tênis de mesa só ajudou na qualidade de vida destes praticantes. A pandemia do novo coronavírus interrompeu as aulas das crianças, mas não o sonho do mesa-tenista. Assim que tudo passar, Mário Costa quer aumentar a frequência das aulas, para três vezes por semana.

“Temos um longo caminho pela frente ainda. Tudo é muito recente, mas estamos no caminho certo”, afirma, confiante.

 


Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores