Notícias Portal TMB

CLUBES DO BRASIL – ADFP e Clube Duque de Caxias mantêm parceria de sucesso no esporte paralímpico do Paraná

Projeto teve atletas presentes nas últimas seis Paralimpíadas e muitos jogadores de alto nível no tênis de mesa brasileiro

Eziquiel Babes é um dos vários craques da ADFP/Clube Duque de Caxias. Foto: Daniel Zappe.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

16/05/2020 11h35


O Paraná é uma das potências do tênis de mesa paralímpico nacional. E este bom desempenho deve-se ao trabalho de uma grande parceria em Curitiba. Na nona reportagem da série Clubes do Brasil, vamos falar da ADFP/Duque de Caxias. Uma união que fez com que a modalidade tivesse a oportunidade de manter mais craques jogando em alto nível em Curitiba.

A Associação dos Deficientes Físicos do Paraná é uma organização do Terceiro Setor, fundada em 1979, na capital paranaense. Tem como objetivo primordial ajudar na reabilitação das pessoas. E o esporte entra como ferramenta de qualidade de vida. São cerca de 50 colaboradores e 300 pessoas atendidas.

O tênis de mesa se destacou desde o início. De 1996 em diante, a ADFP teve atletas em todas as edições dos Jogos Paralímpicos. A galeria de craques tem Luiz Algacir, Eziquiel Babes, Welder Knaf, Claudiomiro Segatto, Maria Luiza Passos, entre outros tantos. Poucos clubes no país contam com tantos nomes que disputaram Jogos Parapan-Americanos ou Paralimpíadas.

“É uma instituição totalmente comprometida com as pessoas com deficiência, muitas em situação de vulnerabilidade social”, lembra Benedito de Oliveira, o Bené, treinador que comanda o time de tênis de mesa há 28 anos. Seu assistente, Michel Oliveira, está no projeto há 21 anos.

Mas, por ser uma instituição de reabilitação, sem a estrutura necessária para o alto rendimento, a ADFP precisava ter um local para que seus vários craques pudessem contar com um espaço adequado e várias mesas. Surge então a parceria com o Clube Duque de Caxias, uma instituição que completa 130 anos em dezembro, com a tradição da colônia alemã (se chamava Teuto Brasilianischer Turnverein no início).

O tênis de mesa utiliza um dos dois ginásios disponíveis e aproveita também a parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O resultado é visto na maioria das competições regionais e nacionais. Os paranaenses estão sempre no topo ou bem perto dele na contagem geral.

“Com a parceria, pudemos colocar nossas equipes completas nas competições nacionais. O apoio do CBC aconteceu em boa hora. Muitas vezes, os atletas tinham que correr atrás de recursos”, lembra Bené, ressaltando o apoio também da Prefeitura de Curitiba em alguns projetos.

 

Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 


Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores