Notícias Portal TMB

CLUBES DO BRASIL – Aeroclube é o grande trunfo dos mesa-tenistas do Rio Grande do Norte após a pandemia

Projeto vitorioso na ATM Natal começava a ser implantado no novo espaço e deve dar frutos após o reinício das atividades esportivas na capital potiguar

Larissa Riberti (ao centro, de vermelho) é um dos destaques da nova equipe do Aeroclube. Foto: Daniel Zappe.

Por Assessoria de Imprensa - CBTM

29/05/2020 03h33


Uma nova realidade para os mesa-tenistas de Natal começava a ser desenhada no início deste ano. Na 13ª reportagem da série Clubes do Brasil vamos falar do Aeroclube do Rio Grande do Norte, um projeto que busca oferecer uma estrutura de ponta aos amantes da modalidade na capital potiguar.

O projeto começou em uma parceria de Lucas Souza com o seu pai e professor, André Souza. O esporte sempre teve uma boa representatividade no estado, com eventos escolares chegando a mais de 300 participantes, e alguns atletas apresentando resultados nacionais expressivos, inclusive com atletas nas seleções brasileiras de base. No entanto, não existia nenhum clube exclusivo para a prática do tênis de mesa na capital potiguar. Por isso, em 2017, foi fundada a Academia de Tênis de Mesa de Natal (conhecida como ATM-Natal).

“O espaço era muito bom, com capacidade para sete mesas. Inicialmente, nossa proposta era trabalhar com rendimento esportivo visando competições nacionais, mas com o tempo nos surpreendemos com a quantidade de grupos de ping-pong super organizados, que se reuniam em condomínios, em casas de colegas e empresas, e que nos procuravam apenas para aprimorar o lazer e melhorar a qualidade de vida. Foi uma experiência muito interessante e foi muito bom ver o alcance do nosso esporte”, lembra Lucas.

Mas, em 2019, o contrato com o local onde ficava a academia se encerrou. Enquanto procuravam um novo local para reabrir a ATM-Natal, pai e filho conseguiram firmar uma parceria com o Complexo de Ensino Noilde Ramalho (uma escola da rede privada em Natal) para que os alunos pudessem dar prosseguimento aos treinos e não perdessem o ritmo.

No início desse ano, a boa notícia: Francisco Martins de Queiroz, novo presidente do Aeroclube do Rio Grande do Norte, filiado ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), tinha o interesse em uma parceria para vários esportes, incluindo o tênis de mesa. Era uma nova perspectiva para a modalidade.

“O novo projeto promete mudar a realidade do esporte no estado. Além de oferecer um excelente espaço climatizado, uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, fisioterapeutas e preparador físico, ele custeará passagens e hospedagens dos atletas em eventos de tênis de mesa. Isso proporcionará um aumento significativo na nossa participação em eventos nacionais”, projeta Lucas, que começava a utilizar as novas instalações quando a pandemia paralisou as atividades esportivas em Natal.

“Por causa da pandemia do Covid-19, estamos todos passando por um momento muito difícil. Mas tentamos não desanimar os atletas: quem tem mesa em casa segue com os treinamentos, e para os que não têm, prescrevemos os treinos físicos por videoconferência. Quando retornamos do isolamento, devemos estar preparados e motivados”, avisa.


Siga a página do Portal no Facebook:

www.facebook.com/PortalTMBrasil



Para divulgar as notícias de um atleta, profissional, clube, Liga ou Federação no Portal TMB é muito fácil. Confira as regras:

- O Portal TMB Brasil divulgará todas as notícias enviadas para o e-mail imprensa@cbtm.org.br, desde que o atleta, profissional, clube, Liga ou Federação seja filiado ao Novo Modelo do Tênis de Mesa Brasileiro ou seja de competição reconhecida por instituições de desporto escolar ou universitário.

- As notícias enviadas podem obedecer ao formato jornalístico ou de postagem mais informal, com mínimo de oito linhas (fonte Calibri 11).

- As fotos que ilustram as matérias devem ter qualidade mínima de resolução e devem conter crédito. Notas sem imagens não serão publicadas.

- É possível também enviar uma galeria de fotos ou vídeos curtos, de até um minuto de duração, desde que estejam em boa qualidade.

- As notas devem conter informações básicas, como placar dos eventos, nome de atletas, nome dos eventos, locais, datas, etc.

- O Portal TMB realizará a revisão gramatical de todas notas enviadas, mas não irá interferir na edição das notas, cabendo aos responsáveis pelo envio este trabalho.

- Os responsáveis pelo envio serão identificados na nota.

- Autoelogios nas notas, como “Parabéns ao fulano pelo empenho”, serão retirados do texto.

- Expressões ofensivas, racistas, sexistas, ou de qualquer cunho que possa ser agressivo à Comunidade estão terminantemente proibidas.

- Informações sobre apoio de políticos, órgãos governamentais, empresas ou entidades religiosas serão publicadas integralmente (exceto em período proibido pela Lei Eleitoral), como forma de motivação para investimento cada vez maior na modalidade. Porém, promoções políticas ou religiosas que não tenham relação direta com o tênis de mesa não serão publicadas.

 

Confederação Filiada

Financiada pela Lei N° 10.264/2001

Jogo Limpo

Parceiro Oficial

Patrocinadores

Apoiadores