Notícia

Brasil garante uma medalha no primeiro dia do Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia

Sophia Kelmer vence todos os jogos da fase de grupos e disputará vaga na decisão com bronze assegurado. Outros três atletas também jogam na cidade de Wladyslawowo

Sophia Kelmer briga pelas primeiras colocações do ranking mundial - Foto: Bogdan Pasek/PZTS

Por Luis Miguel Ferreira

26/03/2024 15h03


Começou o Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia. Nesta terça-feira (26), no primeiro dia de jogos em Wladyslawowo, na região da Pomerânia, quatro atletas brasileiros foram à mesa para disputas individuais, em jogos pela fase de grupos, e pelo menos uma medalha já está garantida.

Na Classe 8 feminina, Sophia Kelmer não deu chances para suas adversárias e venceu as três partidas da fase de grupos. Desta maneira, a atleta, quinta do mundo no ranking, disputará as semifinais, já com a medalha de bronze assegurada. Ela bateu Nina Reck, da Alemanha, por 3 sets a 0 (11/8, 11/5 e 11/7), Yuri Tomono, do Japão, por 3 sets a 1 (11/7, 11/3, 8/11 e 12/10) e Elena Elli, da Itália, por 3 sets a 0 (11/8, 11/6 e 11/8).

"Fico muito feliz de poder desempenhar o meu melhor. Essas três vitórias de hoje foram super importantes para o campeonato em si e para a minha busca na classificação para os Jogos de Paris. Fico muito feliz de mais uma vez poder representar o Brasil, representar a seleção brasileira e só tenho a agradecer à CBTM e ao CPB por todo o apoio que eles vêm dando para a gente chegar aqui nas competições e desempenhar o nosso melhor", disse Sophia Kelmer.

Além de Sophia Kelmer, outros três brasileiros também jogaram nesta terça-feira, mas todos ficaram pelo caminho na fase de grupos. Na Classe 1-2 masculina, Iranildo Espíndola, número 25 do ranking, perdeu as três partidas, enquanto Guilherme Costa, 11º do mundo, venceu apenas um dos três jogos. Na Classe 7 masculina, Israel Stroh, oitavo do mundo, venceu também só uma partida e não conseguiu a vaga no mata-mata.



Iranildo Espíndola foi superado na fase de grupos e não conseguiu vaga na fase eliminatória - Foto: Bogdan Pasek/PZTS

De olho na final

Classificada para as semifinais, Sophia Kelmer volta à mesa nesta quarta-feira (27), às 6h45 (de Brasília), contra a holandesa Frederique van Hoof. Caso vença, a brasileira disputará a decisão às 11h (de Brasília) contra a vencedora do duelo entre a norueguesa Aida Dahlen e a japonesa Yuri Tomono.

O Aberto Paralímpico Fa20 da Polônia seguirá até sexta-feira (29). O canal oficial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) no Youtube transmite a competição ao vivo. A tabela completa está disponível no site da ITTF. Além disso, o site e as redes sociais da CBTM fazem a cobertura dos atletas brasileiros.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações