Notícia

É oficial! Brasil será sede de dois eventos internacionais da WTT em 2023

Rio de Janeiro foi o palco escolhido para hospedar uma edição do WTT Youth Contender e outra do WTT Contender; país não recebia campeonatos olímpicos do Circuito Mundial desde 2017

Guilherme Teodoro é um dos atletas que poderá jogar uma competição internacional 'em casa' em 2023. Foto: Luis Miguel Ferreira/CBTM

Por Nelson Ayres e José Augusto Assis (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

29/09/2022 10h51


Está confirmado. O Brasil será sede de dois eventos do Circuito Mundial de Tênis de Mesa em 2023: o WTT Youth Contender e o WTT Contender. Ambos os campeonatos acontecerão na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro-RJ, e serão realizados entre os meses de junho e agosto do próximo ano. A última vez que o país recebeu um evento olímpico da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) foi em 2017.

A primeira das duas disputas a acontecer será o torneio de jovens. Os mesa-tenistas do sub-11 ao sub-19 entrarão em ação no Parque Olímpico da Barra da Tijuca entre 27 de junho e 2 de julho. Logo após, a Arena Carioca I receberá o TMB Platinum – Ciclo II, entre 5 e 9 de julho. Pouco mais de um mês depois, a Cidade Maravilhosa recepcionará o WTT Contender entre 5 e 9 de agosto.

Esta é a primeira vez que o território verde e amarelo receberá um campeonato da World Table Tennis (WTT). Desde 2021, a empresa – criada pela ITTF e responsável pela execução dos campeonatos da modalidade – apresentou uma verdadeira reestruturação no Circuito Mundial com o intuito de deixar o esporte ainda mais atrativo para toda a comunidade.

A última vez que o Brasil recebeu um campeonato olímpico da Federação Internacional foi em 2017. Na ocasião, o Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP, serviu como palco do Aberto do Brasil, em que teve Hugo Calderano e a romena Bernadette Szocs como campeões das principais disputas.

De lá para cá, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) buscou um aprimoramento na organização das competições realizadas em território nacional, gerando grandes torneios como os do Circuito TMB e o Desafio Brasil x França, esse último ocorrido neste ano também na Arena Carioca I.

Com a confirmação das duas competições WTT no Brasil, o diretor da CBTM, Geraldo Campestrini, exaltou a oportunidade que os atletas brasileiros terão de angariarem pontos para o ranking mundial, além da oportunidade do contato entre o público e os ídolos brasileiros.

“A volta de um calendário de eventos internacionais de tênis de mesa sediados no Brasil tem importância técnica, com a oportunidade de mais atletas brasileiros poderem buscar pontos no ranking mundial e se conectar com atletas e treinadores de todo o mundo, e de visibilidade e divulgação da nossa modalidade. É fundamental que os principais ídolos do tênis de mesa tenham uma rotina de proximidade com os fãs brasileiros”, disse o diretor.

O Brasil já havia atraído a atenção internacional. Em agosto deste ano, Gonzalo Barak, gerente de parcerias da empresa nas Américas e responsável pela parte comercial da WTT no continente, visitou o país e o definiu como um mercado muito importante. À época, ele qualificou o país sul-americano como “um anfitrião ideal de eventos da WTT a nível mundial”.

“Minha visita ao Brasil é com o objetivo de ver a oportunidade de trazer grandes competições da WTT ao país. Há vários anos que, devido ao excelente trabalho da CBTM, o Brasil se transformou em um mercado muito importante no tênis de mesa mundial e de referência nas Américas”, explicou o gerente quando visitou o solo brasileiro.

Eventos internacionais paralímpicos

Na próxima semana, o país recebe o Aberto do Brasil Paralímpico. O evento é Fator 20 e reunirá grandes atletas paralímpicos brasileiros e internacionais. O compromisso está marcado para ocorrer entre sexta-feira (7) e domingo.

E não para por aí. A intenção é que seja confirmada uma outra competição internacional paralímpica na próxima temporada. A expectativa é que o Brasil receba um Aberto – Fator 20 no primeiro semestre de 2023 e que ele seja válido para o Bolsa Atleta.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

contato@fatoeacao.com



Siga a CBTM nas redes sociais:

FACEBOOK: www.facebook.com/cbtenisdemesa

TWITTER: www.twitter.com/cbtm_tm

INSTAGRAM: www.instagram.com/cbtenisdemesa

YOUTUBE: www.youtube.com/user/TMdoBrasil

TIK TOK: www.tiktok.com/@cbtenisdemesa

LINKEDIN: www.linkedin.com/company/3214214

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações