Notícia

Brasil conquista seis medalhas em duplas e encerra Aberto Paralímpico da Espanha dez vezes no pódio

Nas disputas individuais, quatro atletas brasileiros conquistaram medalhas

11/03/2023 16h30


O Aberto Paralímpico Fa20 da Espanha contou com muitos brasileiros conquistando medalhas. A competição que aconteceu em Platja D'Aro entre os dias 9 e 11 de março viu o Brasil ir ao pódio dez vezes. Após dois ouros, uma prata e um bronze nas disputas individuais, mais seis medalhas em duplas para o nosso país.

Bruna Alexandre e Paulo Henrique Fonseca conquistaram o ouro em duplas na classe 17-20. Já Israel Stroh e Paulo Salmin ficaram com a prata nos jogos da classe 14. O Brasileiro também voltou ao pódio após conquistar o bronze ao lado do Belga Ben Despineux, pela classe 14.

Joyce Oliveira conquistou o bronze em duas oportunidades: fazendo dupla com Thais Severo, nos jogos da classe 5 e com Fábio Silva na disputa da classe 7-10. Marliane Santos, que contou com a parceria de Caroline Odaia Tabib, de Israel, também ficou com o terceiro lugar na classe 5. 

''Primeiro campeonato do ano e a primeira vez que joguei duplas com o Paulo Henrique. Jogamos contra duplas diferentes, com diversos estilos de jogos. Foi um campeonato positivo. É uma grande preparação para as próximas competições, visando Paris 2024'', explicou Bruna Alexandre



Fazendo dupla com Paulo Henrique Fonseca, Bruna Alexandre volta ao pódio e conquista mais um ouro

Maior medalhista paralímpica do tênis de mesa brasileiro, Bruna Alexandre recebeu a segunda medalha de ouro no Aberto Paralímpico da Espanha neste sábado (11). 

Ao lado de Paulo Henrique Fonseca, a brasileira venceu a dupla espanhola Ander Cepas e Olaia Martinez, por 3 sets a 1 (9/11, 11/5, 13/11 e 11/7) e subiu ao lugar mais alto do pódio.

''Estou muito feliz com o resultado. Jogamos bem e superamos as adversidades quando foi preciso. Mesmo com alguns pequenos erros, conseguimos consertar na mesa e conquistamos essa medalha'', declarou Paulo Henrique.


Prata para Israel Stroh e Paulo Salmin e bronze para Paulo Henrique na classe 14

A única medalha de prata brasileira do dia ficou por conta da dupla Paulo Salmin e Israel Stroh. Os brasileiros enfrentaram os franceses Esteban Herrault e Clement Berthier na final da classe 14. No fim, melhor para os adversários que conquistaram o ouro com 3 sets a 1 no placar, com parciais de 11/8, 11/9, 7/11 e 6/11.

Antes disso, nas semifinais, a dupla brasileira deixou para trás outro atleta de nosso país: Paulo Henrique Fonseca, que fazia dupla com o belga Ben Despineux: 3 sets a 2. O resultado garantiu a medalha de bronze para Paulo.

Joyce Oliveira sobe ao pódio pela terceira vez na Espanha e Marliane Santos conquista o bronze

Após conquistar o terceiro lugar no individual, foi a vez de Joyce chegar às semifinais em duplas. E isso aconteceu duas vezes neste Aberto Paralímpico. Fazendo dupla com Thais Severo, na disputa dos jogos da classe 5, a brasileira foi superada pela dupla Gyu Lee Mi e Kyoung Shin Mi, da Coreia do Sul, por 3 sets a 0.

Já pela classe 7-10, Joyce Oliveira e Fábio Silva sofreram um revés por 3 a 1 para a dupla Thomas Oliver Bruecchle e Sandra Mikolaschek, da Alemanha. Marliane Santos, que jogou com Caroline Odaia Tabib, de Israel, foi superada nas semifinais da classe 5 e também ficou com o bronze.

Outros resultados do Brasil na Espanha

O Brasil teve um representante na fase única da disputa da classe 22 de duplas masculinas. Thiago Gomes contou com a parceria de Timo Averjanov, da Finlândia e ficou com a terceira colocação do grupo. 

Disputando os jogos da classe 4, Iranildo Espindola e Guilherme Costa chegaram até a fase de quartas de final, mas foram superados por Young Dae Joo e Chang Young Kang, da Coreia do Sul por 3 sets a 0.

Já Fábio Silva se despediu da disputa de duplas na classe 8 após sofrer revés por 1 sets a 1 para a dupla Jan Guertler e Thomás Bruechle, da Alemanha. O brasileiro fez dupla com Jae Park, da Coreia do Sul)
 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações