Notícia

Rio de Janeiro conhece os campeões das classes 6 a 11 do TMB Platinum

Disputa pelas medalhas paralímpicas aconteceu no terceiro dia da competição

Por Aldo Medeiros

07/07/2023 21h55


Nesta sexta-feira (07), o TMB Platinum do Rio de Janeiro recebeu os atletas paralímpicos para a disputa das medalhas mais desejadas do Brasil. Ao todo foram 88 inscritos, sendo 62 no masculino e 26 no feminino.

Com atletas em 9 categorias, contando masculino e feminino, velhos conhecidos, novas promessas e placares apertados, o TMB Platinum mostrou a força do Tênis de Mesa paralímpico brasileiro.

Confira aqui os resultados das classes 3, 4 e 5


Veja também

TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ - 2023: confira todos os medalhistas
TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ conhece os campeões das categorias Sub-21, Sub-15 e Sub-11
- Emanuelli Machado e Luis Nunes conquistam o ouro do Sub-9 no TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ
- Maiara Alves e Vitor Thiófilo são os campeões do Sub-13 do TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ
-
Davi Fujii e Karina Shiray vencem o Sub-19 e encerram segundo dia de TMB Platinum - Ciclo II - Rio de Janeiro/RJ - 2023


Masculino

Cláudio Massad foi o campeão da classe 10 enfrentando antiga promessa e atual realidade, Gabriel Antunes, repetindo final que aconteceu no TMB Platinum do Rio de Janeiro do ano passado (confira os melhores momentos daquele jogo clicando aqui). Mais uma vez foi um excelente jogo, mas agora com um resultado diferente. Dessa vez Claudio Massad saiu com o título após vencer os três sets.

Claudio chegou na final após vencer Alexandre Alfon também por 3 a 0 e Gabriel Antunes repetiu o placar na sua semifinal contra o carioca Marcelo Silva.

“Estou muito feliz. Tenho me dedicado bastante, esse ano é muito especial por conta do Parapan e estou lutando para conseguia vaga. Esse é meu quarto título do TMB Platinum seguido e meu apetite aumenta cada vez mais. O TMB Platinum é muito importante na preparação para o Parapan, afinal é o campeonato mais difícil das Américas. É importante ter adversários fortes, como o Gabriel (Antunes) que deixou de ser uma promessa e virou realidade e o Alexandre Alfon. Meu sonho são as Paralimpíadas de Paris e vou trabalhar para isso. Mas como eu falo, eu não trabalho, eu me divirto.", disse o campeão Claudio Massad.

Na classe 11, Lucas Hansen foi o campeão vencendo Thiago Gomes, ex-campeão da categoria. Hansen venceu por 3 sets a 0 em jogo de sets apertados. As parciais foram 11/7, 12/10 e 11/9.

Filipe Pimentel e Kaynan Souza ficaram com o bronze. Os dois avançaram na fase de grupos, mas foram superados nas semifinais.

Lucas Carvalho conquistou o ouro da classe 9. Após ser o líder do grupo, Lucas enfrentou Guilherme Ifanger nas semifinais e venceu por 3 sets a 0. Com a vitória, disputou o ouro contra o cearense Reginaldo Gomes e o título veio após o jogo terminar 3 a 1 para Carvalho.

Além de Lucas Carvalho, Reginaldo Gomes e Guilherme Ifanger, Mário Ribeiro completou o pódio.


João Nascimento foi o campeão da classe 8 após final disputada até o quinto set contra o mineiro Gustavo Silva. O jogo terminou 3 sets a 2 para o rondoniense.

Jean Mashki e Gustavo Laskosky pararam nas semifinais e ficaram com o bronze, completando o pódio.

Na classe 7, o campeão mundial Paulo Salmin também conquistou o ouro no Brasil. Sem perder sets no campeonato, Salmin venceu a categoria após disputa contra o também paulista, Felipe Oliveira.

As medalhas de bronze da categoria ficaram para Gilberto Onofre e Demetrius Barros.

Feminino

Com 4 vitórias e 0 sets perdidos, Jennyfer Parinos foi a campeã da classe 9-10. A paulista foi a líder invicta do grupo único que decidia a categoria. Ela enfrentou Karina Becker em jogo transmitido pelo canal da CBTM (Assista à partida aqui).

"Ser campeã é muito gratificante por ser o resultado do trabalho diário que eu faço, então fico muito feliz de levar a medalha de ouro pra casa. É uma preparação muito boa para chegar bem nos campeonatos internacionais, vou para o aberto da Tailândia em agosto e espero ir para o Parapan também. Fora o sonho de ir para Paris em 2024", disse a campeã invicta Jennyfer Parinos.

Além de Jennyfer Parinos, Jaqueline Ishida (prata) e Karina Becker (bronze) também estiveram no pódio.

A carioca Sophia Kelmer conquistou o ouro após três vitórias no grupo único da classe 8. Sophia também não perdeu sets na competição, mas enfrentou um jogo duro contra a goiana Lethicia Lacerda, que ficou com a prata.

O terceiro lugar ficou para a amazonense Elem Silva que teve o jogo contra a campeã transmitido pelo canal da CBTM (assista ao jogo).

Aline Ferreira venceu a classe 7 após três vitórias contra as outras três atletas do único grupo da categoria. Silvana Rodrigues, que ficou com a prata, venceu dois dos seus três jogos.

Andréa Costa completou o pódio e ficou com o bronze da categoria após vencer a paulista Mara Messias.


Na classe 6, a amizade fez dobradinha no pódio, a catarinense Dina Abreu foi a campeã da classe 6 com três vitórias e sem perder um set durante a competição. A medalha de prata ficou para a sua amiga há 26 anos, Rosmeire Albertoni.

Dina e a goiana Rosmeire começaram a amizade desde o Campeonato Pan-Americano de 1997 em Brasília. “Eu fui a primeira classe 6 do Brasil, logo depois chegou a Dina e começamos a amizade nos encontrando nos campeonatos de Tênis de Mesa.”, disse a medalhista Rosmeire Albertoni

O bronze ficou para Irene Silva de São Paulo que garantiu o terceiro lugar ao vencer Mariana Castilho.


Troféu Eficiência Paralímpico

Além dos pódios individuais paralímpicos, o terceiro dia de TMB Platinum também teve a definição do Troféu Eficiência Paralímpico. Com três atletas em primeiro lugar, dois em segundo e um em terceiro, o SESI/Instituto Matos TT/Lorena/SP garantiu o lugar mais alto do pódio, com 4800 pontos. 

A segunda colocação foi para a ADFEGO/GO com 3120 pontos (um ouro, duas pratas e dois bronzes). O CR Saldanha da Gama/Santa Cecília/FUPES/SP completou o pódio, com 2480 pontos (dois ouros e um bronze).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações