Notícia

Brasil conquista 11 medalhas no segundo dia do Aberto Paralímpico ITTF Fa40

Com conquistas no masculino e feminino, atletas brasileiros se destacam no fim dos jogos individuais. Torneio continua neste sábado, com jogos de duplas

Bruna Alexandre e Danielle Rauen foram ao pódio juntas - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por João Santana

02/02/2024 20h00


Chegou ao fim o segundo dia de competições do Aberto Paralímpico ITTF Fa40, e o Brasil terminou a sexta-feira (2) com 11 medalhas no peito. Depois da abertura da competição, que contou com jogos da primeira fase, o mata-mata foi recheado de emoções no último dia de jogos individuais.

Ao todo foram dois ouros, quatro pratas e cinco medalhas de bronze para os atletas brasileiros no masculino e no feminino. O primeiro a conquistar foi Guilherme Costa (11), que ficou com o terceiro lugar na Classe 2. Na sequência, na Classe 5, Lucas Arabian (15) e Cadu Moraes (26) também ficaram com o bronze, assim como Paulo Henrique Fonseca, na Classe 7, fechando a parte da manhã.



Lucas Arabian e Cadu Moraes foram ao pódio juntos - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Na parte da tarde foi a vez do feminino brilhar e conquistar outras sete medalhas para o Brasil. Na Classe 9-10, em uma final brasileira, Bruna Alexandre (3ª na Classe 10) bateu Danielle Rauen (7ª na Classe 9) e assegurou o ouro, enquanto a compatriota ficou com a prata. No fim do dia, Sophia Kelmer (6) conquistou a prata na Classe 8, e Lethicia Lacerda (19) ficou com o bronze.

Além das classes com jogos eliminatórios, duas classes no feminino foram disputadas em grupo único e renderam frutos ao Brasil. Na Classe 1-2, Juliana Silva (14) ficou com a medalha de prata. Já na Classe 3, Joyce Oliveira (7) ficou com o ouro, e Thais Severo (15) conquistou o bronze.

Joyce conquistou o ouro, e Thais ficou com a prata - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM
 

"Eu não iria jogar por causa do ranking mundial, mas no final eu decidi jogar. Confiei muito no trabalho do Paulo Camargo, meu técnico particular. A CBTM me dá todo o suporte, e vejo que já está fazendo a diferença. Joguei com a Tian Shiau Wen, que eu venci em Tóquio, mas ano passado perdi na Itália. Estava engasgada com esse jogo. Foi um campeonato muito positivo para mim, e estou muito feliz de jogar com a Danielle Rauen na final, duas brasileiras. A gente tem um trabalho muito grande aqui no CPB (Centro Paralímpico Brasileiro) junto com a CBTM. Temos sparring, técnico, tudo… Então só depende de nós. É um campeonato Fator 40, tinha tempo que não acontecia aqui, são os melhores do mundo. É uma oportunidade não só para quem já é experiente, mas também para quem está começando", disse Bruna Alexandre, que conquistou a medalha de ouro na Classe 9-10.


Bruna Alexandre venceu todos os sets que disputou no torneio - Foto: Mauricio Val/FVimagem.com/CBTM

Com o fim das disputas individuais, chegou a hora dos torneios em duplas. Neste sábado (3), os atletas voltam às mesas para competições no masculino, no feminino e também em duplas mistas. Acompanhe a programação dos torneios de duplas no site da ITTF.

A competição tem transmissão ao vivo no canal oficial da CBTM no YouTube.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Aberto do Brasil 2024


O Aberto Paralímpico Internacional do Brasil Fator 40, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), começou na quinta-feira (1) e termina no domingo (4). As competições do Fator 40 distribuem o maior número de pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF). Eventos deste tipo não eram realizados no país desde 2009.

Participam deste torneio 157 atletas de Brasil e outros 18 países: Argentina, Chile, Coreia do Sul, Costa Rica, Croácia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Holanda, Israel, Nova Zelândia, Japão, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia, Taipei e Venezuela. Entre eles, vários Top 5 mundiais nas diversas classes. O Brasil tem 54 mesa-tenistas na disputa da competição.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações