Notícia

Recorde de medalhas! Em casa, Brasil termina Aberto Paralímpico ITTF Fa40 com 21 idas ao pódio

Evento em São Paulo reúne atletas de 19 países, e brasileiros têm melhor desempenho da história na categoria. Anteriormente, melhor marca tinha 13 medalhas conquistadas

Atletas brasileiros fizeram história ao longo de quatro dias de evento - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

Por João Santana

04/02/2024 18h35


Chegou ao fim o Aberto Paralímpico ITTF Fa40. Neste domingo (4), no último de competições em São Paulo, o Brasil conquistou nove medalhas, além da prata já garantida no último sábado (3). Em disputas emocionantes, os atletas brasileiros foram às mesas para jogos de mata-mata e também de classes disputadas em grupos únicos.

Ao todo foram quatro medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. A primeira medalha garantida foi a de Paulo Henrique Fonseca e Aline Ferreira, na Classe XD14, ainda no terceiro dia de competições. Eles ficaram com a prata, atrás dos chilenos Florencia Pérez e Ignacio Hernán Torres Orostica.

Neste domingo, no Centro de Treinamentos Paralímpico Brasileiro, o dia começou com Claudio Massad e Luiz Filipe Manara conquistando o bronze na Classe MD18. Na sequência, Guilherme Costa e Iranildo Espíndola foram prata na Classe MD4.
 


Iranildo Espíndola e Guilherme Costa ficaram com a prata na Classe MD4 - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM
 
O primeiro ouro do Brasil foi com Joyce Oliveira e Thais Severo, na Classe WD5-10. Joyce, aliás, terminou o Aberto Paralímpico ITTF Fa40 com 100% de aproveitamento em títulos, já que foi campeã também da Classe XD4-7, junto com Fábio Silva. Na dispusta individual, a brasileira faturou o primeiro lugar na Classe 3.

"Um campeonato muito importante para mim, estou levando para casa três ouros. O objetivo foi alcançado em busca da minha vaga para os Jogos Paralímpicos de Paris. Os três ouros vieram na hora certa para eu melhorar meu ranking. Para a gente é muito importante jogar em casa, estamos acostumados a jogar fora de casa, com viagens longas. É importante termos estes torneios no Brasil. A estrutura estava muito boa, tudo muito bem organizado. Creio que o Brasil tem condições de continuar fazendo isso e trazendo outras competições", disse Joyce Oliveira, grande destaque do Brasil na competição.


Joyce Oliveira está em busca da classificação para Paris-2024 - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM

A disputa mais emocionante e mais positiva para o Brasil foi na Classe XD17, que teve pódio 100% brasileiro. Israel Stroh e Jennyfer Parinos conquistaram o ouro, com Sophia Kelmer e Lucas Carvalho em segundo. Bruna Alexandre e Paulo Salmin ficaram em terceiro.

Por fim, no encerramento da competição, a Classe WD14-20 também teve muita emoção. Mais cedo, Jennyfer Parinos perdeu nas semifinais junto com a romena Ioana-Monica Tepelea para as taipei chinesas Tian Shiau Wen e Lin Tzu Yu e ficaram com o bronze. Na decisão, contudo, Bruna Alexandre e Danielle Rauen se vingaram e venceram as asiáticas para levarem a medalha de ouro.

Além das medalhas conquistadas, o Brasil também teve bons resultados em outras duas categorias no torneio disputado na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Na Classe WD22, Evellyn Santos foi vice-campeã na disputa, junto com Denisa Macurova, da República Tcheca, enquanto os brasileiros Cadu Moraes e Thais Severo conquistaram o título da Classe XD10. Como as duas classes tiveram apenas três inscrições para os respectivos grupos únicos, os resultados finais não foram contemplados com medalhas.


Pódio na Classe XD17 foi 100% brasileiro - Foto: Dhavid Normando/FVimagem/CBTM
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por CBTM (@cbtenisdemesa)


Saldo positivo e recorde


Somando as disputas individuais e em duplas, o Brasil conquistou 21 medalhas, sendo seis de ouro, seis de prata e nove de bronze. Este número, aliás, estebelece um novo recorde para o tênis de mesa brasileiro, que até então havia conquistado o máximo de 13 medalhas em uma única edição do ITTF Fa40 (em 2023, com 13, na Tailândia). Confira a seguir todo o desempenho dos medalhistas brasileiros.

Ouro: Bruna Alexandre (Classe 9-10); Joyce Oliveira (Classe 3); Joyce Oliveira e Thais Severo (Classe WD5-10); Fábio Silva e Joyce Oliveira (Classe XD4-7); Israel Stroh e Jennyfer Parinos (Classe XD17); e Bruna Alexandre e Danielle Rauen (WD14-20).

Prata: Danielle Rauen (Classe 9-10); Sophia Kelmer (Classe 8); Juliana Silva (Classe 1-2); Paulo Henrique Fonseca e Aline Ferreira (Classe XD14); Guilherme Costa e Iranildo Espíndola (Classe MD4); e Sophia Kelmer e Lucas Carvalho (XD17).

Bronze: Guilherme Costa (Classe 2); Lucas Arabian (Classe 5); Cadu Moraes (Classe 5); Paulo Henrique Fonseca (Classe 7); Lethicia Lacerda (Classe 8); Thais Severo (Classe 6); Claudio Massad e Luiz Filipe Manara (Classe MD18); Bruna Alexandre e Paulo Salmin (XD17); e Jennyfer Parinos (Classe XD17).

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações