Histórico

Linha do Tempo do Tênis de Mesa

1902: Invenção da borracha com pinos para a superfície da raquete, possibilitando tão grande efeito e velocidade que criou imediatamente um enorme abismo entre os experts e os principiantes.

1905 a 1910: Nesta época, o progresso maior ocorreu na Europa Central. O jogo foi introduzido em Viena e Budapeste pelo representante de máquinas de escrever e futebolista amador, Edward Shires. Mesmo anteriormente, provavelmente em 1889, implementos para jogar o tênis de mesa chegaram ao Japão, vindos da Grã-Bretanha, o que resultou numa peculiar distribuição que durou na China, Coréia, e Hong-Kong até finais de
1920, produzindo sementes importantes em etapas posteriores da História.

1922: O tênis de mesa ressurge na Inglaterra e no País de Gales. Após a 1ª Guerra Mundial, J.J. Payne de Luton, organizador deste jogo em épocas passadas, e Percival Bronfield de Beckenham, campeão nacional da Inglaterra em 1904, seguidos por Carris de Manchester e outros, formaram uma Associação de Ping-Pong. No entanto, encontrando-se legalmente impedidos por uma carta registrada, dissolveram-se e reorganizaram-se no mesmo dia sob o antigo nome do jogo: tênis de mesa. Nesta ocasião, redigiram cuidadosamente as regras, com o intuito de receber aceitação nacional por todos os adeptos, e estimularam a criação e a venda de equipamentos de alto padrão. O sistema de duplas escolhido foi o que era praticado em outras épocas em Manchester.

1926: As regras tiveram ampla aceitação, tanto na Inglaterra como mundo afora. O código então tornou-se base das regras internacionais e o nome tênis de mesa se tornou oficial. Funda-se, então, a Internacional Table Tennis Federation (ITTF). As modificações do jogo adotadas desde então foram as seguintes:
                    –   A altura da rede baixou de 6/3 para 6 polegadas;
                    –   A proibição do uso da mão livre para criar efeito no saque;
                    –   A padronização parcial da raquete;
                    –   Uma regra com limite de tempo, adaptada à regra da USTTA, limitando a duração dos sets de 21 pontos a 15 minutos.
Com base nestas regras, o tênis de mesa tornou-se um esporte de massa, com mais de cem associações filiadas à ITTF desde este período.

1977: O Comitê Olímpico Internacional (COI) reconhece o tênis de mesa como esporte olímpico.

1981: Em setembro, o COI reconhece a ITTF como órgão diretivo oficial do tênis de mesa, em Baden-Baden. O COI decide que o tênis de mesa deve ser incluído no programa Jogos Olímpicos de Seul, em 1988. Contou com a participação de 41 países e 129 atletas.

1983: O tênis de mesa passa a fazer parte dos Jogos Pan Americanos, disputado em Caracas, na Venezuela.

2001: A bola aumenta de 38mm para 40mm e os sets passam a ter 11 pontos. Antes, a contagem ia até os 21 pontos. O jogo ganha em dinamismo e emoção.

2019: A ITTF tem 226 membros filiados. É uma das maiores entidades de administração do desporto do mundo.

2020: Uma nova era do tênis de mesa se inicia com o WTT, dentro de um circuito profissional que busca a valorização dos atletas como ídolos, aumento da premiação e construção para o posicionamento da modalidade como um esporte global.

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações