Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM
O Distrito Federal vem trabalhando para se tornar um dos polos do tênis de mesa no Brasil. Sob a presidência do medalhista paralímpico Aloísio Lima, a Federação de Tênis de Mesa do DF tem apoiado eventos da modalidade, incentivando o ingresso de jovens e proporcionando oportunidades de competição aos praticantes. E o Iate Clube de Brasília, tradicional agremiação situada às margens do Lago Paranoá, faz parte deste processo.
No próximo dia 8 de novembro, a Escolinha de Tênis de Mesa do Iate Clube completará três anos de existência. Bem aparelhada, oferecendo boa estrutura aos atletas, ela atrai cada vez mais interessados em praticar a modalidade. Cerca de 70 alunos a frequentam, muitos destes, crianças.
"Temos dois professores, um particular e outro para atender à Escolinha. Duas vezes por semana, oferecemos aulas para alunos com Parkinson. Possuímos oito mesas, piso emborrachado e um robô de última geração, com duas cabeças, que ajuda muito no treinamento dos atletas", conta Jaime Bicalho, diretor do clube e fundador do projeto esportivo de tênis de mesa no Iate.
E quem proporciona o desenvolvimento do esporte, logicamente, também possui como meta organizar competições. E uma delas é o 2º Torneio Aberto de Tênis de Mesa, que será disputado no dia 11 de novembro, das 8h às 20h no Ginásio de Esportes do Iate Clube. Serão 11 categorias em disputa: 1ª, 2ª e 3ª Divisões, Amador, Veteranos 40, 50, 60 e 70, Feminina, Kids e Absoluto. Ao todo, 44 troféus serão oferecidos pata todas as categorias.
"Será um evento muito importante para o tênis de mesa de Brasília. Em junho deste ano, realizamos a 1ª Copa Comodoro de Tênis de Mesa, na qual utilizamos 16 mesas, e foi um grande sucesso. Na ocasião, tivemos 130 inscrições e esperamos um número parecido, ou ainda maior, neste Torneio Aberto de novembro", afirmou Bicalho.