Notícia

FINAL FELIZ! Bruna Takahashi muda o roteiro e se torna campeã da Copa Pan-Americana

Na revanche contra a norte-americana Amy Wang, em Corpus Christi (EUA), brasileira muda a história para um final feliz, fatura a medalha de ouro e uma vaga na Copa do Mundo

Bruna Takahashi venceu na revanche contra Amy Wang. Foto: ITTF Américas.

Por Nelson Ayres e Henrique Porto (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

21/01/2024 23h30


Bruna Takahashi e a norte-americana Amy Wang voltaram a decidir um título pan-americano. Quatro meses depois da final do Campeonato Pan-Americano de Havana, elas tornaram a se encontrar, mas na Copa Pan-Americana. Se na última decisão a vitória foi estadunidense por 4 sets a 3, desta vez deu Brasil. E na casa da adversária. Na noite deste domingo (21), em Corpus Christi (EUA), Takahashi devolveu os 4 a 3 da última final, agora com parciais de 11/5, 11/1, 9/11, 4/11, 11/7, 6/11 e 11/9.

Os expectadores presentes na American Bank Center assistiram a uma grande disputa pela medalha de ouro, onde a brasileira dominou com certa facilidade os dois primeiros sets. Depois foi a vez de Wang vencer duas parciais e trazer contornos dramáticos ao jogo, tal qual ocorreu na decisão anterior entre ambas.

Após uma vitória em set para cada lado, a definição do título foi para o desempate, repetindo o roteiro conhecido. Mas desta vez com um final diferente. Bruna mudou o rumo da história, dando a ela um desfecho feliz e comemorando sua primeira conquista individual numa competição pan-americana adulta. De quebra, faturou uma vaga na Copa do Mundo, que será disputada em Macau, na China, no mês de abril.

“Estou muito feliz. O resultado demora para vir, mas felizmente ele chega”, festejou a campeã. “Não diria que estou aliviada com essa conquista, mas sim contente com o trabalho que venho fazendo junto da minha equipe”, acrescentou. “Esse é apenas um dos passos que eu gostaria de dar na minha carreira e foi muito bom para me trazer confiança. Agora é seguir trabalhando duro”, concluiu.

“Foi uma conquista muito importante”, desabafou o técnico Jorge Fanck. “A Bruna está em ascensão nos últimos anos e vinha de três finais seguidas, que trouxeram uma certa dose de tensão para o jogo de hoje”, analisou. “Mas ela fez um campeonato onde veio crescendo e merece por tudo que vem construindo na seleção e no seu clube”, concluiu.

O jogo

O primeiro set começou estudado e até o quinto ponto a dinâmica foi o equilíbrio. Depois Bruna começou a soltar o braço, pontuando seis vezes consecutivas e fechando a parcial em 11 a 5.

O segundo set foi marcado por Takahashi jogando em estado de plenitude. Apostando na força de seus golpes e acelerando o jogo a todo momento, enervou Wang que errou bastante, vencendo por impressionantes 11 a 1.

O terceiro set começou com Wang nervosa e Bruna plena. Porém, o excesso de confiança da brasileira acabou gerando erros que foram capitalizados pela norte-americana. O jogo ficou equilibrado e a atleta da casa levou a parcial por 11 a 9.

A confiança passou para o lado de Wang no quarto set, que de cara abriu 2 a 0. Mas Bruna foi reencontrando o seu jogo aos poucos, recuperando a confiança. Porém, ainda não foi o suficiente para vencer um set, que acabou em 11 a 4 para a norte-americana.

Com o placar em 2 a 2, o quinto set ganhou contornos decisivos, principalmente pela questão psicológica. E a disputa foi ponto a ponto até o empate em sete. Neste momento Bruna soltou o braço e encaixou uma sequência de quatro pontos, fechando a parcial em 11 a 7.

Wang entrou pressionada na sexta parcial, enquanto Bruna novamente exalava confiança, obrigando a norte-americana a solicitar tempo logo no início do set. Tranquilizada por sua técnica, Wang equilibrou as ações e depois abriu frente para vencer por 11 a 6.

O sétimo e derradeiro set foi disputado ponto a ponto, chegando as finalistas igualadas em cinco. Foi quando Bruna conseguiu colocar uma vantagem de três pontos, que lhe deram conforto. Viu Wang encostar e pediu tempo para frear o ímpeto da adversária. A estratégia deu certo, fechando a parcial em 11 a 9 e o jogo em 4 sets a 3. O ouro finalmente estava assegurado.

 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM)

Atendimento: Nelson Ayres – nelson@fatoeacao.com

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações