Notícia

Controle de Raquetes começa a vigorar no TMB Platinum – Ciclo I, em São Paulo

CBTM institui método oficial adotado pela ITTF, que pode causar eliminação de atletas caso algum problema seja detectado

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

21/02/2024 17h00


O TMB Platinum – Ciclo I, competição que abre, dia 28, em São Paulo, a temporada nacional do tênis de mesa, traz uma novidade. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), através de um comunicado oficial, divulgou que a Coordenação de Arbitragem da entidade passará a fazer o Controle de Raquetes, utilizando o método oficial adotado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), sempre com as condições mais similares possíveis. 

Segundo o comunicado, serão realizados testes voluntários e testes oficiais. Os voluntários poderão ser realizados no dia anterior ao evento, quando o local estiver disponível para aquecimento e sempre na primeira rodada do dia de competições, basta que o atleta se apresente ao Controle de Raquetes, munido de seu equipamento.

Os testes oficiais serão obrigatórios, e os atletas serão escolhidos de forma aleatória. Trinta minutos antes do horário previsto em tabela, os atletas serão informados pelo sistema de som oficial do evento para comparecerem à área reservada para o Controle de Raquetes.

Em caso de reprovação da raquete, o atleta obrigatoriamente terá que substituí-la, não sendo permitido utilizá-la na partida em questão. A raquete substituta também passará pelos mesmos testes.

Vale ressaltar que caso o atleta não apresente sua raquete para o teste antes da partida, a mesma será testada após o término desta, ficando o atleta passível de punição (perda da partida) em caso de reprovação da raquete testada.

Caso o atleta tenha que realizar a troca da raquete durante uma determinada partida por consequência de um dano involuntário, a segunda raquete também passará pelos devidos testes após o término da partida.

Todos os eventos TMB Platinum organizados pela CBTM terão, de agora em diante, o Controle de Raquetes adotado pela entidade. Ou seja: é preciso que o equipamento dos atletas esteja em conformidade com o regulamento para que não haja problemas.

Punição aos EUA

A seleção dos Estados Unidos foi desclassificada do Mundial por Equipes em razão de problemas detectados pelo Controle de Raquetes da ITTF. Na disputa por equipes contra o Cazaquistão, os norte-americanos eram favoritos. Mas sofreram uma contestação (pós-partida) sobre a raquete utilizada por um de seus atletas no terceiro confronto, e acabaram eliminados da competição.   

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?