Notícia

Controle de Raquetes começa a vigorar no TMB Platinum – Ciclo I, em São Paulo

CBTM institui método oficial adotado pela ITTF, que pode causar eliminação de atletas caso algum problema seja detectado

Por Paulo Rocha (Fato&Ação) – Assessoria de Imprensa CBTM

21/02/2024 17h00


O TMB Platinum – Ciclo I, competição que abre, dia 28, em São Paulo, a temporada nacional do tênis de mesa, traz uma novidade. A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), através de um comunicado oficial, divulgou que a Coordenação de Arbitragem da entidade passará a fazer o Controle de Raquetes, utilizando o método oficial adotado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), sempre com as condições mais similares possíveis. 

Segundo o comunicado, serão realizados testes voluntários e testes oficiais. Os voluntários poderão ser realizados no dia anterior ao evento, quando o local estiver disponível para aquecimento e sempre na primeira rodada do dia de competições, basta que o atleta se apresente ao Controle de Raquetes, munido de seu equipamento.

Os testes oficiais serão obrigatórios, e os atletas serão escolhidos de forma aleatória. Trinta minutos antes do horário previsto em tabela, os atletas serão informados pelo sistema de som oficial do evento para comparecerem à área reservada para o Controle de Raquetes.

Em caso de reprovação da raquete, o atleta obrigatoriamente terá que substituí-la, não sendo permitido utilizá-la na partida em questão. A raquete substituta também passará pelos mesmos testes.

Vale ressaltar que caso o atleta não apresente sua raquete para o teste antes da partida, a mesma será testada após o término desta, ficando o atleta passível de punição (perda da partida) em caso de reprovação da raquete testada.

Caso o atleta tenha que realizar a troca da raquete durante uma determinada partida por consequência de um dano involuntário, a segunda raquete também passará pelos devidos testes após o término da partida.

Todos os eventos TMB Platinum organizados pela CBTM terão, de agora em diante, o Controle de Raquetes adotado pela entidade. Ou seja: é preciso que o equipamento dos atletas esteja em conformidade com o regulamento para que não haja problemas.

Punição aos EUA

A seleção dos Estados Unidos foi desclassificada do Mundial por Equipes em razão de problemas detectados pelo Controle de Raquetes da ITTF. Na disputa por equipes contra o Cazaquistão, os norte-americanos eram favoritos. Mas sofreram uma contestação (pós-partida) sobre a raquete utilizada por um de seus atletas no terceiro confronto, e acabaram eliminados da competição.   

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações