O palco da disputa do Mundial também recebeu um importante evento com quem trabalha muito nos bastidores do esporte para que os atletas estejam aptos a brilhar na mesa! Na última sexta-feira, dia 16, Taisa Belli, Presidente do Comitê de Planejamento Científico e Presidente Interina do Comitê de Ciência do Esporte e Medicina da ITTF, e Jorge Fanck, técnico da Seleção Brasileira Feminina Adulta, participaram do 17º Congresso de Ciências do Esporte da ITTF, no Hospital de Ortopedia e Medicina do Esporte Aspetar, em Doha, no Catar.
Fanck foi uma das vozes convidadas no painel de discussão focado em lesões em atletas de alto rendimento, prevenção, tratamento, além de gerenciamento de viagens, principalmente no âmbito do gerenciamento do sono. O assunto girou em torno de como uma equipe médica composta por vários profissionais pode compartilhar decisões levando em conta esses aspectos na preparação. Houve três sessões plenárias sobre esta temática. A sessão da qual o técnico da seleção fez parte foi mediada por Irene Faber (Membro titular do Comitê de Ciência e Medicina no Esporte da ITTF) e também contou com Polona Čehovin (WTT Head de Relações com Jogadores do WTT) e Jaclyn McGibbony (Senior Manager de Relações com Jogadores e Serviços Médicos do WTT).
Além de ficar responsável pela mediação, Irene também levou questões do público, tanto presencial como on-line, que participou da ação. Essa foi a primeira vez das 17 edições do congresso em que houve um painel de discussão e não apenas palestras, trazendo mais dinamismo e troca para todos. Também houve muita interação in loco, nas pausas para coffee break e networking, entre os participantes de 31 países inscritos; 13 destes países apresentaram 42 trabalhos.
"Meu olhar para esse painel de discussão é bem positivo, porque, para além da gente ouvir, nas sessões plenárias que antecederam esse painel, profissionais com expertise que trouxeram luz a assuntos tão pertinentes, é muito importante colocar para o público e para a audiência, pessoas que vivem esses tópicos no dia a dia com os atletas e como elas lidam com isso. Obviamente, baseado em ciência, mas como que acontecem as melhores práticas no dia a dia desses profissionais - da gestora, da fisioterapeuta, que lidera a parte médica no WTT, e do Fanck, que foi o convidado como treinador. Um olhar positivo também por termos um treinador do Brasil convidado para esta mesa, valorizando o Brasil no cenário internacional, tanto competitivo como de ciência aplicada ao tênis de mesa", disse Taisa Belli.
"Sempre muito importante poder estar presente em uma ação dessas, onde foram debatidos temas tão relevantes para auxiliar na performance dos atletas de alto nível. A dinâmica criada com uma representante da WTT, uma profissional da área da saúde e a visão do dia a dia do treinador deixou o debate muito rico. Agradeço à Taisa pelo convite e por poder representar a CBTM e o tênis de mesa brasileiro neste congresso aqui no Mundial", concluiu Jorge Fanck.