Foto: Mauricio Val/CBTM
Mais uma vez, a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) confirmou sua posição como referência em governança no esporte brasileiro. A entidade que já havia alcançado a nota 9,72 no ano de 2024 no Programa Gestão, Ética e Transparência (GET), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) ampliou seu desempenho alcançando a nota 10,00, nota máxima do programa.
Lançado em agosto de 2017 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Programa Gestão, Ética e Transparência (GET) foi criado tendo como objetivo o suporte no aprimoramento da gestão das Entidades Esportivas do Brasil, com foco em governança, ética e transparência.
A nota alcançada no índice GET é um dos 13 critérios considerados pelo COB para fins de definição do valor a ser repassada a cada Confederação, com o GET contribuindo com até 7,29% do valor do orçamento das entidades para o ano de 2026.
Por meio de um trabalho de consultora e apoio às entidades no atendimento às exigências legais e às boas práticas de gestão, o COB, assumindo seu papel de líder do Movimento Olímpico no Brasil, desenvolveu um modelo de avaliação e desenvolvimento de maturidade organizacional, que considera 9 áreas de conhecimento (Governança, Estratégia, Transparência, Processos Suporte, Educação/Segurança, Compliance, Gestão Esportiva, Mulher no Esporte e Comunicação/Marketing).
O programa é suportado por uma plataforma online que conta com 336 perguntas agrupadas em diferentes temas, a serem respondidas pelas Confederações participantes dentro dos níveis de maturidade exigidos de acordo com o porte econômico da entidade.