Foto: CBTM
Em um período preparatório em Sheffield (ING) visando o ITTF World Para Challenger Giza (EGI), a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa aproveitou a ocasião para entregar à Confederação Britânica de Tênis de Mesa Paralímpico (British Para Table Tennis) uma placa em honra a Gorazd Vecko, diretor de performance da organização que faleceu no dia 25 de outubro. A homenagem aconteceu no centro britânico de alta performance, fundado pelo próprio Vecko.
"É uma honra estar aqui e entregar este humilde presente em reconhecimento à dedicação, liderança e ao compromisso ao tênis de mesa paralímpico. Ele ajudou muito no início de nossa jornada no Brasil, nos levando conhecimento, paixão e amor ao esporte. O legado dele continua. Obrigado, Gorazd!", declarou Daniel Peterossi, treinador da Seleção Brasileira, ao entregar a placa.

A homenagem diz:
"Em honra a Gorazd Vecko
1972-2025
Em reconhecimento à sua notável dedicação, liderança e compromisso para o avanço do tênis de mesa paralímpico pelo mundo.
Com gratidão e respeito
Da CBTM para a British Para Table Tennis
Seu legado continua em cada atleta, equipe e em cada momento nos quais o tênis de mesa paralímpico segue adiante".
Filho do ex-campeão mundial e europeu de tênis de mesa Edvard Vecko, Gorazd treinou a lendária Mateja Pintar na conquista da primeira medalha de ouro paralímpica da Eslovênia no tênis de mesa em Atenas-2004. Foi contratado pela Federação Britânica de Tênis de Mesa Paralímpico em 2009, após um resultado decepcionante da delegação nos Jogos Paralímpicos de Pequim.
O dirigente revolucionou o programa britânico de tênis de mesa paralímpico. Sob sua gestão, os britânicos conquistaram quatro medalhas em Londres-2012, três no Rio-2016, sete em Tóquio-2020 e cinco em Paris-2024.
Vecko atuou também como diretor de torneios da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para eventos paralímpicos entre 2009 e 2015, além de ter sido nomeado para o Comitê Paralímpico da ITTF em 2021. Ele também foi vice-presidente da Federação Inglesa de Tênis de Mesa e recebeu o título de Membro Honorário da Ordem do Império Britânico (MBE) do Rei Charles em 2023 por seus serviços ao esporte.