Notícia

CBTM entrega placa em homenagem a Gorazd Vecko para a British Para Table Tennis

Lenda do tênis de mesa paralímpico faleceu em 25 de outubro

Foto: CBTM

10/11/2025 16h49


Em um período preparatório em Sheffield (ING) visando o ITTF World Para Challenger Giza (EGI), a Confederação Brasileira de Tênis de Mesa aproveitou a ocasião para entregar à Confederação Britânica de Tênis de Mesa Paralímpico (British Para Table Tennis) uma placa em honra a Gorazd Vecko, diretor de performance da organização que faleceu no dia 25 de outubro. A homenagem aconteceu no centro britânico de alta performance, fundado pelo próprio Vecko.

"É uma honra estar aqui e entregar este humilde presente em reconhecimento à dedicação, liderança e ao compromisso ao tênis de mesa paralímpico. Ele ajudou muito no início de nossa jornada no Brasil, nos levando conhecimento, paixão e amor ao esporte. O legado dele continua. Obrigado, Gorazd!", declarou Daniel Peterossi, treinador da Seleção Brasileira, ao entregar a placa.



A homenagem diz:

"Em honra a Gorazd Vecko
1972-2025
Em reconhecimento à sua notável dedicação, liderança e compromisso para o avanço do tênis de mesa paralímpico pelo mundo.
Com gratidão e respeito
Da CBTM para a British Para Table Tennis
Seu legado continua em cada atleta, equipe e em cada momento nos quais o tênis de mesa paralímpico segue adiante".


Filho do ex-campeão mundial e europeu de tênis de mesa Edvard Vecko, Gorazd treinou a lendária Mateja Pintar na conquista da primeira medalha de ouro paralímpica da Eslovênia no tênis de mesa em Atenas-2004. Foi contratado pela Federação Britânica de Tênis de Mesa Paralímpico em 2009, após um resultado decepcionante da delegação nos Jogos Paralímpicos de Pequim.

O dirigente revolucionou o programa britânico de tênis de mesa paralímpico. Sob sua gestão, os britânicos conquistaram quatro medalhas em Londres-2012, três no Rio-2016, sete em Tóquio-2020 e cinco em Paris-2024.

Vecko atuou também como diretor de torneios da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) para eventos paralímpicos entre 2009 e 2015, além de ter sido nomeado para o Comitê Paralímpico da ITTF em 2021. Ele também foi vice-presidente da Federação Inglesa de Tênis de Mesa e recebeu o título de Membro Honorário da Ordem do Império Britânico (MBE) do Rei Charles em 2023 por seus serviços ao esporte.

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Seleções
Seleção Olímpíca
Seleção Paralímpica
Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações