Divulgação CBTM
O Brasileirão de Verão da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), cujas disputas estão em andamento em Blumenau (SC), tem sido palco da realização de uma iniciativa inédita na modalidade. Em meio às centenas de jogos das mais diversas categorias, a arbitragem tem sido analisada e recebido imediatamente um feedback de atuação.
E tudo com o auxílio da tecnologia. Câmeras instaladas na mesa 1, a principal da competição, captam movimentos e ações dos árbitros. O material é enviado para duas árbitras brasileiras de reconhecimento internacional, Leonor Demário e Musa Ferrer, que o analisam e depois repassam avaliações aos árbitros do Brasileirão por meio de videochamada.
"A intenção da CBTM é utilizar o processo para aprimorar as condutas da arbitragem, como gesto, sinalizações, comportamento. A finalidade é educativa. Queremos melhorar mais e mais a qualificação técnica dos profissionais que atuam no tênis de mesa brasileiro", afirmou o presidente da CBTM, Vilmar Schindler.
Com o aprimoramento das práticas, a CBTM espera reduzir eventuais equívocos e melhorar a experiência para todos os jogadores e jogadas.
Leonor e Musa são árbitras de larga experiência internacional e que detêm o certificado da categoria internacional Blue Badge, a mais alta distinção para árbitros no cenário internacional.