Por CBTM
O maior evento de tênis de mesa da América Latina teve um momento muito especial. O 58° Campeonato Brasileiro Intercolonial, de 25 a 27 de janeiro, em Curitiba (PR), sediou a nomeação de dois beneméritos pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Agora foi a vez de homenagear Kyozo Abe, que adiciona a lista dos já cinco titulados, somando com Minako Takahashi, que se tornou benemérita no mesmo dia.
História
Kyozo Abe nasceu na cidade de Yamaguti, no Japão, em 1943. Aos 10 anos de idade veio para o Brasil com seus pais e os quatro irmãos para tentar a vida agrícola, como todos os japoneses imigrantes no interior do Pará e em São Paulo. Em 1961, retornou para a capital paulista e foi trabalhar com tinturaria.
Ao instalar iluminação para a sua loja, começou a realizar obras do mesmo segmento para toda a vizinhança e resolveu então abrir uma empresa de serviços, em 1963. Já em 1965, fundou a Indústria Elétrica Itaim, onde fabricava suas próprias luminárias. Logo depois convidou o seu irmão Kaoru para preparar os reatores Keiko de tecnologia totalmente japonesa.
Hoje, ele e o diretor presidente de várias empresas do Grupo Itaim, que detém 90% das instalações da rede McDonald’s, 100% da Block Buster, 100% do Boticário e muitas outras, contam com 180 empregados em sua sede própria de quatro mil m², na cidade de Embu, SP.
Uma pessoa simples, inteligente, humilde e trabalhadora, com potencial e garra invejáveis pelos atletas de tênis de mesa.
Fundador, patrocinador, incentivador e chairman do Clube ADR Itaim Keiko, nunca mediu esforços para ajudar o tênis de mesa brasileiro. Kyozo Abe serve de exemplo para todos os dirigentes da modalidade.