Por CBTM
A pouco mais de dois meses do início do Pan do Rio, as instalações entram na fase de acabamento. A Arena Multiuso, o Estádio João Havelange e o reformado Maracanãzinho serão um espetáculo a mais durante os Jogos, em virtude dos conceitos modernos e arrojados adotados em seus projetos.
A preocupação fica por conta dos prazos apertados para os trabalhosos detalhes de acabamento. A maioria das instalações tem entrega prevista para o fim de junho, cerca de 15 dias antes do início do Pan, e, talvez, nem possa receber eventos-testes. O Estádio de Remo é o local que mais preocupa. As obras nas arquibancadas foram retomadas há 15 dias e parecem estar longe do fim.
Maracanãzinho
Até pouco tempo, o Maracanãzinho era a obra que mais preocupava. Por ser tombado pelo Patrimônio Histórico, sua reconstrução foi mais trabalhosa. Mas, com os operários trabalhando em três turnos, a obra avançou. O teto do ginásio está em processo de finalização, as cadeiras da arquibancada estão sendo colocadas e o chão da quadra já começa a receber o piso para as competições de vôlei.
A previsão de entrega é 20 de junho. Estão sendo programados também dois jogos de vôlei, nos dias 30 de junho e 1º de julho, para testar a instalação.
Estádio João Havelange
O Engenhão foi a primeira obra a ser iniciada para o Pan do Rio, em 2003. Apesar do maior tempo para a construção, o estádio ainda não está pronto. Por ser um projeto de maior dimensão, com capacidade para 45 mil pessoas, é mais trabalhoso e requer atenção em muitos detalhes. Agora, o Engenhão está recebendo as cadeiras das arquibancadas, além de detalhes de acabamento. O gramado, que abrigará os jogos de futebol, já foi colocado.
A previsão de entrega é dia 30 de junho.
Cidade dos Esportes (Autódromo)
A Cidade dos Esportes é formada por três instalações: Parque Aquático, Arena Multiuso e Velódromo. O Parque Aquático está em processo de finalização. As piscinas têm sido enchidas e começam a ser testadas. A previsão de entrega é 5 de junho. A Arena Multiuso também está bem adiantada. O placar eletrônico vem sendo montado, e o local passa pelos retoques finais, como pintura, instalação de vidros e iluminação. A entrega está prevista para 23 de maio.
O Velódromo é o mais atrasado. O impasse para a decisão, se a instalação seria provisória ou não, atrasou o início das obras. Desde que foi batido o martelo de que o Velódromo ficaria de legado, operários aceleram para recuperar o tempo perdido. A previsão de entrega é 19 de junho.
Estádio de Remo
As obras do Estádio de Remo são as mais atrasadas até o momento. Depois de um impasse para a reconstrução do bloco 2 das arquibancadas, os trabalhos recomeçaram no fim do mês passado. Apenas as novas raias já estão prontas para receber o evento.
Outra preocupação é a torre de controle dos árbitros. Com a nova angulação das raias, a torre não está mais em direção "a linha de chegada. Ela também sofrerá reformas para se adequar às novas raias. A data de entrega da instalação está prevista para o dia 20 de junho.
Vila Pan-Americana
A Vila Pan-Americana finalizada. Os 17 prédios ficaram prontos. O que preocupa é a urbanização do entorno da instalação. A 65 dias do início dos Jogos, as ruas ainda não foram totalmente asfaltadas, as vias de acesso não estão completas, e o canal de esgoto mantém-se inacabado. A partir deste fim de semana, o local ficará fechado para visitação, pois serão iniciados os procedimentos especiais de segurança.
Dentro da Vila, os apartamentos começam a ser mobiliados. Cada quarto tem duas camas, um armário, um ar-condicionado e um criado-mudo. Nos cômodos, um banheiro para maior privacidade. Na sala, há uma mesa com quatro cadeiras. A cozinha é grande e possui filtro de água e secador de roupa.
Fonte: Globoesporte.com