Por CBTM
A transformação do movimento dos mesatenistas com deficiência é um dos maiores e mais interessantes desafios da ITTF atualmente. Por isso, durante o final de semana de 1 a 3 de fevereiro, o Comitê de Tênis de Mesa Adaptado realizou um grande encontro na sede da ITTF em Lausana, Suíça. O presidente, Divind Eriksen, e os demais membros executivos foram recebidos pelo vice-presidente da ITTF, Neill Harwood, pelo diretor executivo, Jordi Serra, e pelo gerente de projetos, Lilamani de Soysa.
O encontro foi realizado pela primeira vez na sede no Château de Renens sur Roche. O futuro comitê achou seu novo lar bem adequado para o encontro. O castelo é apropriado para cadeirantes, por isso todos se sentiram muito bem-vindos.
Durante o encontro, a secretária geral Alison Burchell não conseguia esconder um certo orgulho ao falar sobre o fato do tênis de mesa ser bem avançado, comparado aos outros esportes do Comitê Paralímpico Internacional (IPC).
Eriksen disse que o tênis de mesa adaptado será beneficiado pela experiência da ITTF, seguida da bem-sucedida implementação, nos últimos anos, no Pro Tour e no Mundial Júnior.
Um ponto importante citado no encontro foi o sobre a capacitação do treinador, já que, para o desenvolvimento sustentável do tênis de mesa para deficientes, é preciso fazer parte dessa educação.
- Nós precisamos trabalhar junto do Departamento de Desenvolvimento da ITTF para facilitar a integração dos nossos cursos de treinamento, assim todos os técnicos treinados terão um entendimento melhor sobre como treinar jogadores com deficiência -, afirma Alison.
A secretária também está feliz com a velocidade que as regras do esporte adaptado têm sido incluídas nas regras da Federação Internacional. Os árbitros da ITTF já as oficiaram nos eventos de tênis de mesa adaptado.