Por CBTM
Enquanto a maior potência de tênis de mesa enfrenta uma guerra contra a neve, inicia o novo ano da China, o Ano do Rato. De acordo com o zodíaco chinês, o Ano do Rato começa dia 7 de fevereiro e termina dia 25 de janeiro de 2009. O rato é o primeiro de um ciclo de 12 símbolos de animais, por isso o ano do rato dá início a toda seqüência chinesa a cada 12 anos. De acordo com tal crença, 2008, então, é um ano de renovação em todos os sentidos.
E para provar a sua força, o Ano do Rato começa com uma trégua dada pelas tempestades de neve que tem castigado o Centro, Sul e Leste da China desde meados de janeiro. O transporte da região e o fornecimento de energia elétrica já puderam ser retomados, o que reduz o sofrimento de milhões de pessoas e a preocupação dos mesatenistas que irão participar do Mundial em Guangzhou, que começa neste mês, de 24 de fevereiro a 2 de março.
A grande potencia não teria ano melhor para sediar dois grandes eventos: o Mundial e os Jogos Olímpicos, já que o Ano do Rato também é época de trabalho duro e pró-atividade. Os chineses acreditam que este é um ótimo ano para começar um novo trabalho, casar, lançar um produto ou recomeçar. Mas eles lembram que a melhor forma para que você consiga absorver o que há de melhor em tal ano é com paciência. É preciso deixar que as situações desenvolvam-se com calma, cada uma em seu tempo.
Ano de abundância, que trará oportunidades e bons projetos. Eles acreditam que é uma época que a economia do mundo em geral crescerá, algo complicado de acreditar quando começamos o ano com uma recessão nos Estados Unidos, queda nas bolsas de valores e uma suposta desaceleração da economia mundial.
Ao todo, a sabedoria chinesa ensina que este será um ano mais feliz do que a maioria, livre dos eventos, das guerras explosivas e com muito menos catástrofes do que, por exemplo, os anos do tigre ou do dragão.
Contudo, o que nos resta é acreditar e trabalhar para fazer deste ano, o melhor.