Por CBTM
Começa neste domingo (24) e vai até dia 2 de março o Mundial de Tênis de Mesa em Guangzhou, cidade localizada na maior potência da modalidade, a China. A Seleção Brasileira adulta masculina e feminina já está lá há uma semana fazendo uma bateria de treinos para se acostumar com o clima da país que também irá sediar os Jogos Olímpicos deste ano.
A Seleção Brasileira feminina é composta pelas paulistas Mariany Nonaka, 19 anos, Karin Sako, 20, Cláudia Ikeizumi, 21, e Carina Murashige, 21, e tem como técnico Lincon Yasuda. A equipe feminina está em 41º lugar no ranking mundial de fevereiro e pertence à segunda divisão do Mundial. O time faz parte do grupo F ao lado de Sérvia, Grécia, Bulgária, Luxemburgo e Egito.
De volta à equipe brasileira, Claudinha, como é mais conhecida, defendeu o Brasil nos Pré-Olímpicos de
Já a Seleção masculina tem o cearense Thiago Monteiro, 26, o amazonense Israel Barreto, 31, e os paulistas Gustavo Tsuboi, 22, e Cazuo Matsumoto, 22. O técnico é o chinês Wei Janrein, que tem o privilégio de voltar a sua terra natal ao acompanhar a equipe no campeonato.
O time masculino, em 28º no ranking, também está na segunda divisão do campeonato e começa o Mundial no grupo F com Eslovênia, Ucrânia, Luxemburgo, Irã e Bósnia-Herzegovina.
O grande destaque da Seleção Brasileira é Thiago Monteiro, número 86 no ranking mundial deste mês. O nordestino vive atualmente na França, junto de seus companheiros Tsuboi e Matsumoto, onde treinam e defendem times franceses. Desde 1999 Monteiro está fora do país para adquirir maior experiência.
Já Israel Barreto, que segue, paralelamente, a carreira de técnico de tênis de mesa no Centro de Alto Rendimento da Região Norte, em Manaus, e acaba de completar 31 anos de idade, teve uma surpresa ao ser indicado.
“Achei bom demais ser convocado, até me assustei um pouco quando vi meu nome entre os indicados. Era um sonho que realizei!”, conta, entusiasmado.
Sua indicação para compor o quadro de atletas que irão representar o Brasil neste final de semana no Mundial foi um fato histórico para o Amazonas, pois é a primeira vez que o estado classifica um mesatenista para a Seleção principal.
As categorias disputadas no Mundial serão por equipes masculino e feminino. O primeiro jogo do masculino será contra Luxemburgo, 42º no ranking mundial de fevereiro, na manhã de domingo (24). À tarde os brasileiros jogam contra time do Irã, 45º. Na segunda-feira jogam contra Ucrânia, 31º. Na terça enfrentam a Eslovênia, 34º, e, no dia seguinte, Bósnia-Herzegovina, 50º.
A Seleção feminina terá a Sérvia, 24º, como primeira adversária e na sequência o Egito, 50º, no primeiro dia do Mundial. Segunda-feira enfrentará a Grécia, 31º, na terça, Luxemburgo, 45º, e na quinta a Bulgária, 34º.