Por CBTM
Neste domingo, dia 30, começa o 18º Campeonato Latino Americano em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O torneio vale como classificação para os Jogos Olímpicos de Beijing, na China, em agosto. O evento, que termina dia 6 de abril, classifica apenas uma seleção nacional para representar a América Latina, de acordo com regulamento da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF, em inglês).
A Seleção Brasileira masculina que irá ao Pré-Olímpico garantir a vaga do Brasil nos Jogos é composta por Thiago Monteiro, do Ceará, 26 anos, Hugo Hoyama (SP), 38, e Gustavo Tsuboi (SP), 22. A Seleção feminina é Mariany Nonaka (SP), 19, Cláudia Ikeizumi (SP), 21, e Karin Sako (SP), 20. A delegação brasileira é ainda formada pelos dois técnicos de cada categoria, o chinês Wei Jianren, da masculina, e Lincon Yasuda, da feminina.
Para o Brasil classificar sua equipe para os Jogos de 2008, os mesatenistas brasileiros, primeiramente, precisam ficar entre os cinco primeiros do ranking masculino individual e as meninas precisam ficar entre as seis do ranking feminino individual do Pré-Olímpico para garantir a vaga deles próprios.
Após terminar a classificação individual, começa o processo de classificação das equipes. Assim, a seleção com a maior somatórias de pontos no Pré-Olímpico (não precisa ser a campeã), que possui três jogadores classificados pela categoria individual, será o classificado para os Jogos Olímpicos.
Mas se não houver nenhuma seleção no continente com três jogadores classificados pelo ranking individual, será classificada a melhor ranqueada que contar com dois atletas ranqueados. A equipe poderá selecionar um mesatenista complementar, fora da quota de 22 atletas para as equipes de acordo com o regulamento da ITTF, para compor a seleção nacional de três mesatenistas. E assim sucessivamente no caso de haver apenas um mesatenista ranqueado na equipe com maior somatória de pontos.