Por CBTM
Dia 28 chegou em Fortaleza, Ceará, à convite do mesatenista Rodrigo Oliveira, o professor Ricardo Ribeiro, coordenador geral do Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Região Norte. O principal motivo do encontro foi a divulgação dos cursos e clínicas desenvolvidos pelo CTARN.
Secretaria da Juventude, Desporto e Lazer (SEJEL), Fundação Vila Olímpica (FVO) e Ministério do Esporte estão realizando, até quatro de maio, cursos e clínicas no primeiro semestre de 2008, no CTARN, localizado na Vila Olímpica de Manaus, Amazonas.
A programação conta com o apoio de Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Confederação Brasileira de Boxe (CBB), Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM) e Comitê Para-Olímpico Brasileiro (CPB).
Os cursos e clínicas são direcionados para acadêmicos, técnicos, atletas e profissionais das áreas. Com a nova determinação do ministério do esporte, o CTARN está aberto para receber atletas de todas as regiões. Por este motivo, o mesatenista Rodrigo Oliveira convidou o coordenador do CTARN para divulgar o evento junto a Universidade de Fortaleza (Unifor), onde cursa Educação Física, e nas federações de tênis de mesa e de tênis de mesa adaptado.
O primeiro encontro foi com o coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor, Carlos Augusto, quando ele se prontificou a divulgar o evento no meio acadêmico, aproveitando para estreitar os laços das duas instituições.
Em seguida, o atleta levou o professor Ricardo Ribeiro para conhecer as instalações da Federação Cearense de Tênis de Mesa e aproveitou para apresentar o presidente da mesma, José Augusto Goes.
O objetivo do convite para divulgação do evento foi atingido. Desses encontros nascem novas idéias e parcerias que aumentam o nível técnico do tênis de mesa no Ceará.
- Esse intercâmbio entre as instituições faz-se necessário para a divulgação do tênis de mesa no Ceará e para elevar o nível técnico dos atletas. Lembrando também a importância do esporte na academia como referência de pesquisa desenvolvida pelos educadores físicos. Assim abre a possibilidade de ser inserida a disciplina de tênis de mesa nas Universidades do Ceará -, acredita o atleta Oliveira.
- Vamos implantar uma nova cultura esportiva no Ceará: o tênis de mesa. Será difícil e trabalhoso, mas nuca impossível -, finaliza.