Por CBTM
Bióloga, atleta de remo, professora, mãe de três filhos e política. Essa é Silvia Pontes, vereadora do Rio de Janeiro. Silvia entrou na política em 1988, tomou gosto e não saiu mais. Descobriu na profissão uma forma de lutar pelo esporte e a educação, os melhores remédios para exclusão social.
A valorização da família é um ponto forte também defendido pela vereadora, já que essa instituição exerce papel fundamental na educação e na formação da personalidade dos jovens.
No esporte, ela é campeã brasileira do Troféu Copa Brasil Máster de Remo e medalha de prata em Sul-Americano. Silvia acredita que o esporte deva ser usado como instrumento de construção de valores éticos, morais e sociais, proporcionado um futuro melhor para todos.
Silvia participou ativamente da regulamentação da profissão de educação física e pela liberação de recursos para a construção da primeira Vila Olímpica do município, a da Maré. Em 2004, Silvia Pontes foi eleita pela primeira vez Vereadora da cidade do Rio de Janeiro.
Atualmente a vereadora é membro permanente do Conselho Municipal Anti Drogas e, em parceria com a Secretaria Especial de Prevenção à Dependência Química da Prefeitura do Rio, trabalha intensamente na implantação de programas sociais, no desenvolvimento de ações de prevenção às drogas.
Pelo resultado desse trabalho, Silvia Pontes foi premiada pela Secretaria Municipal de Prevenção à Dependência Química com o projeto ''Tirando as Drogas de Cena'', além de ganhar o Troféu “Parceiros em ação". Conheça um pouco mais de Silvia Pontes na entrevista.
Silvia, qual sua opinião sobre a relação esportes x inclusão social?
O Esporte deve ser trabalhado sempre como fator de inclusão social, complementando as atividades escolares, tirando jovens das ruas, diminuindo a violência, a evasão escolar e o ócio. O Esporte ainda é um dos melhores adversários das drogas, sendo um forte instrumento de prevenção. Rio é um grande exemplo para o país, a Cidade possui mais de 400 núcleos esportivos e nove Vilas Olímpicas em áreas carentes, que funcionam em sintonia com as escolas municipais e oferecem diversas modalidades esportivas.
O que o esporte representa em sua vida?
Tudo! É meu analista. Posso estar exausta, mas não deixo de acordar cedo para remar, me realizo dentro d’água remando. Gosto de correr também. Sempre digo que estou Vereadora, sou mesmo é Remadora. Esporte é sinônimo de prevenção, disciplina, equilíbrio e superação.
A Confederação Brasileira de Tênis de Mesa possui um projeto chamado Sacando para o Futuro, que leva o esporte para escolas públicas em todo Brasil e capacita os professores para ensinarem a modalidade. O que você acha desse programa?
Além de ajudar a difundir o Tênis de Mesa pelo país, o projeto se destaca por trabalhar os jovens e crianças carentes, ensinando estes a superar obstáculos, respeitar regras e trabalhar em equipe. Acredito que a combinação, esporte-educação é o caminho mais rápido para construirmos um novo Brasil.
O que acha da candidatura do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2016?
O Rio de Janeiro sai na frente como grande favorito nessa disputa, agora com uma grande bagagem, que foi o Pan 2007. O Sucesso dos Jogos colocam o Rio em outro patamar diante de suas concorrentes.
Como foi trabalhar no Pan 2007 como voluntária e anonimamente?
Uma realização infinita, incomensurável. Será o maior legado que levarei comigo para o resto da vida. Orgulho-me de ter participado, não só do PAN, como também do Parapan. Este então foi uma lição de vida, sendo o maior exemplo de superação que já vi. Sou Silvia antes e Silvia depois do Parapan. Parabéns aos nossos para-atletas. Fiquei amiga de diversos deles como, por exemplo, o Daniel Dias, medalhista de ouro na Natação.
Qual o seu planejamento para 2008?
Pretendo consolidar o trabalho que a Comissão Municipal de Prevenção às Drogas vem realizando, Comissão esta que levei um ano e meio para conseguir aprovar após muito esforço.
A Comissão trabalha em diversas frentes, sendo a principal delas o fortalecimento do esporte como principal aliado de prevenção às Drogas e criação de novos valores para os jovens. Outro programa importante é o Noite Sem Acidente que pretendo ampliar trabalhando os universitários e a conscientização no abuso do álcool. É um programa maravilhoso inspirado em Lisboa.