Por CBTM
Com a intenção de adaptar os atletas para as variáveis climáticas das Olimpíadas de Beijing 2008, os atletas atendidos pelas confederações poderão receber treinamentos para controlar os efeitos da poluição atmosférica no sistema respiratório e desenvolver estratégias para aliviar os efeitos da mudança de fuso horário no desempenho esportivo.
A Cidade de Pequim está situada no Norte da China, ao sul do deserto de Gobi. É uma região de clima quente e que recebe freqüentemente tempestades de areia, além da poluição industrial. Os valores do índice de poluição atmosférica são muito acima do que é considerado tolerável. Os efeitos são nocivos e desencadeiam anomalias respiratórias e cardiovasculares. Já os efeitos causados pela mudança dos 11 fusos horários a leste do fuso de Brasília, causam os sintomas do jet-lag, que é um desconforto com uma dessincronização que pode também repercutir negativamente no desempenho dos atletas.
A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Departamento Técnico Científico do COB, ao saber das funções que podem ser afetadas pelos efeitos do calor, poluição atmosférica e jet-lag, faz pesquisas no intuito de alertar os atletas olímpicos.
A Secretaria Nacional de Esportes de Alto Rendimento, por intermédio do Centros de Excelência Esportiva (Cenesp), tenta sensibilizar as confederações para que motivem atletas a participar do projeto, visto que esse procedimento não é ainda obrigatório aos atletas do nosso país.
- O projeto de climatização dos atletas é uma maneira de melhorar a performance deles ao considerar as questões climáticas específicas. Isso já é feito em outros países como Estados Unidos, Espanha e Inglaterra -, explica Ricardo Avellar, Coordenador Geral de Excelência Esportiva.
O Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento, Djan Madruga, recentemente visitou o Instituto Australiano de Esporte (AIS), em Camberra, Austrália, e algumas instalações onde serão realizados os Jogos.
- O Ministério do Esporte já está trabalhando da melhor maneira, antecipando-se nos mais variados projetos, para que os nossos atletas tenham o melhor rendimento nos Jogos da China, em 2008 -, diz Madruga.