Notícia

MENOS DE 100 DIAS PARA JOGOS OLÍMPICOS

Por CBTM

05/05/2008 14h23


No dia do trabalhador, dia 1º de maio, a comunidade chinesa e a Prefeitura de São Paulo comemoraram os cem dias que faltam para a realização dos Jogos Olímpicos de Pequim. Para realizar a festa não poderia ser escolhido local melhor, o bairro Liberdade, conhecido como a colônia asiática brasileira.

 

Os representantes da modalidade mais praticada na China, o tênis de mesa, não podiam faltar. Estavam presentes o presidente da CBTM, Alaor Azevedo, e a coordenadora de seleções, Danielle Schroeder. O técnico da Seleção Brasileira masculina, Wei Jianren, e a grande estrela do esporte, Hugo Hoyama, fizeram uma apresentação bem divertida do tênis de mesa no palco que contou com a participação do embaixador chinês no Brasil, Cheng Duqing, que jogou com Hoyama.

 

Com ainda a apresentação de danças e artes marciais do oriente, foram lançadas a Casa da China, espaço que vai funcionar no Memorial da América Latina, em agosto, no período dos Jogos, para o público, e a Campanha 100 Dias - Pequim, de arrecadação de artigos esportivos para escolas. Estavam presentes o Ministro do Esporte, Orlando Silva, o secretário de Esportes do Município de São Paulo, Walter Feldman, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

 

Uma tímida manifestação contra a violação dos direitos humanos na China não chegou a prejudicar a festa. Sete pessoas do movimento Rir para Não Chorar, com camisetas Save Tibet (Salve o Tibete), usaram e distribuíram narizes de palhaço. O grupo ocupou a primeira fila, próxima ao palanque, mas foi encoberto por descendentes de chineses e suas bandeiras.

Ao defender a causa chinesa, o embaixador do país no Brasil, Cheng Duqing, observou que desde que Pequim foi escolhida sede da Olimpíada, em 2001, a situação dos direitos humanos melhorou muito no país. O embaixador entende que as ações por direitos humanos e manifestações pró-Tibete podem atrapalhar a Olimpíada. - É incorreto aproveitar o caso do Tibete contra a China -, opinou.

 

 

 

 

 

Casa de Beijing

A Casa de Beijing, que vai funcionar no Memorial da América Latina, será aberta dias antes de 8 de agosto, início dos Jogos Olímpicos de Pequim. A idéia do local é oferecer exposições e oficinas da cultura chinesa, atividades físicas, acesso livre à internet, espaço comercial e empresarial, além de telões que mostrarão os eventos olímpicos 24 horas, principalmente os que envolvam atletas brasileiros, como informou Cheng Duqing. O investimento da Secretaria Municipal de Esportes na Casa de Beijing é de R$ 200 mil.

 

Nessa quinta, a Associação Chinesa do Brasil anunciou a campanha 100 Dias - Pequim 2008, de arrecadação de artigos esportivos novos para serem doados a escolas públicas (bolas, redes, raquetes, etc). Quem doar concorre a viagem para assistir à Olimpíada na China (informações: www.campanha100dias.com.br).

 

 

 

 

 

Confederação Filiada

Parceiro Oficial

Jogo Limpo

Patrocinadores

Apoiadores

Eventos
Calendário
Área de Filiados
Desenvolvimento
Universidade do Tênis de Mesa
Escolas de Treinadores
Escolas de Árbitros e Oficiais
Escola de Gestão
Certificações




Vamos conversar?