Por CBTM
O dia seguinte do encerramento dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 foi marcado por balanços das autoridades sobre o evento. Após as análises de Carlos Arthur Nuzman, Presidente do CO-Rio foi a vez do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Cesar Maia, dar o seu parecer sobre a competição.
Na última segunda-feira, em reunião no Planetário, o político encontrou o seu secretariado para conversar sobre o Pan. Segundo ele, nunca existiu dúvida de que o Pan do Rio seria um grande sucesso. Também disse que os Jogos pertecem ao passado e que é preciso incorporá-los como uma experiência.
Jogos Pan-Americanos Rio 2007
"Para mim, foi tudo magnificamente bem. Foi além das expectativas. Quando o presidente da Odepa diz que temos condições de sediar as Olimpíadas e que foi o melhor Pan da História, não preciso dizer mais nada."
O Pan não tem dono
"Em dezembro de 2006, passamos por uma situação complicada. Cinicamente, o Ministro do Esporte se apropriou dos Jogos. O Pan é do esporte brasileiro, não tem dono. Muita gente rasgou dinheiro com isso."
O Pan é do Rio, não do Brasil
"Um abuso quando começaram com a história de que o Pan é do Brasil. Tivemos que desconstituir essa imagem, pois o Pan é do Rio. Criamos comunidades no orkut, colocamos as escolas de samba para desfilar com uma bandeira com a mensagem "O Pan é do Rio", fizemos cartazes, enfim, várias ações. Minha vitória pessoal foi ver na TV, durante o Pan, que a marca do Pan do Brasil tinha sumido."
Cidade do Rock
"Quando vem a crítica do beisebol, não procede para nós. Fizemos tudo o que os dois técnicos cubanos, os mais interessados que a instalação funcionasse, mandaram. Se o terreno era bom ou não, eles deveriam saber. Foi tudo feito rigorosamente como eles exigiram."
O que deu certo
"Junto com as empreiteiras, construímos equipamentos de primeiríssimo mundo. O Engenhão, por exemplo, fez o atletismo ser popularizado. Também, acredito que formamos platéia. A educação esportiva é feita durante a própria competição e o Pan contribuiu."
Vaias
"Saí da medalha de ouro para a de prata. No encerramento recebi uma vaia, que acabei ficando com a prata. Mas eles estão certos, pois é a única forma de expressar a sua vontade. O que mais a massa pode fazer? Vaiar! Eles não aguentam mais os políticos. O Cabral me perguntou antes de chegarmos no Maracanã: "Vai ter vaia?", e eu disse "Claro". A vaia não era para a gente, mas sim para a nossa categoria. O castigo maior foi que levaram voluntários lá para dentro para amenizar. Mas não deu. Foi uma vaia cívica."
Parapan
"A hierarquia do Parapan é maior que o Pan. Ele é ligado diretamente com o COI, não tem Odepa. Temos que participar do Parapan com mais entusiasmo. O evento será nas instalações da Prefeitura. É preciso dar máxima atenção e participação, como mobilizar escolas e centros. Eu vou todos os dias na competição."
Licitação
"Quarta-feira sai a licitação do Engenhão. Na Arena, pedimos um preço salgado. Os interessados estão discutindo. Se não tiver licitante, não licito mais. Vou assumi-la. Já o Parque Aquático e o Velódromo, serão gestões nossas."
Olimpíadas 2016
"Já formamos a Secretaria Especial 2016, que é comandada pelo Ruy César. No dia 1º de outubro, temos que fazer o pagamento de U$150 mil. Em janeiro, vamos entregar o questionário. Se passarmos, pagaremos U$500 mil. Depois sai o resultado. Bom, vamos com tudo. Estamos competindo com Chicago. Estados Unidos é Estados Unidos, mas nós já vencemos a terra do presidente."
Próximos eventos
"Nós já temos algumas competições fechadas. O Mundial de Nado Sincronizado, de Judô, Badminton, Futsal, entre outros. Tudo nas instalações da Prefeitura. Temos também o futebol em 2014. Vai ser no Maracanã, mas engloba toda a cidade do Rio de Janeiro."
Planos do prefeito
"Estou convidando o Hugo Hoyama para ser nosso coordenador. Quero implementar tênis de mesa, badminton e levantamento de peso em mil escolas e centros. Também pretendo fazer uma imersão com a Bárbara Leôncio e a Rosângela Oliveira (medalhistas no Mundial de Menores) nos Estados Unidos. O Dom Mario (Vasquez Raña, presidente da Odepa) disse que paga. Agora, vamos trabalhar isso com o COB."
Fonte: Globoesporte.com