TORNOZELO INCHADO TIROU O TÍTULO MUNDIAL DE BIRIBA
Por CBTM

É muito facil inventar desculpas após uma derrota, aliás muitos atletas assim o fazem alegando falta de ritmo, retorno aos treinos, indisposição, mal estar, gripe, febre, etc.
No caso do melhor brasileiro na competição, Ubiraci Rodrigues da Costa (Biriba), que ficou em 5o lugar, tive a chance de acompanhá-lo este ano, observando sua preparação no Clube Itaim Keiko e também fomos juntos ao RJ, quando na ocasião ministramos uma palestra na Academia Nakazato Takemura antes da competição; sempre humilde, atencioso, solicito, alegre, porém determinado para o Mundial.
Sabendo o que ele enfrentou inúmeros problemas para estar no melhor de sua forma, para minha honra, fui convidado para ajudá-lo nas suas duas últimas partidas como "Bench Coach".
Orientar Biriba? Nem e preciso pois sua sabedoria e facilidade para este esporte é natural, mas sim acalma-lo para atingir seu objetivo que era de estar entre os oito melhores do Mundial.
No ultimo Mundial em Bremen quando estiveram presentes 3.700 atletas de todo o mundo o campeão em sua categoria 60 a 64 anos foi o alemao Reuland (GER), em segundo Surbek (CRO) e em 3o lugar Jaroslav Kunz(GER). Com a ausência dos Campeões e Vice no RJ, o favorito da competição passou a ser Kunz que confirmou e foi grande Campeão com certa facilidade, veja sua campanha na fase final (3x0 Trotman, 3x0 Nielsen, 3x1 Kucera, 3x2 BIRIBA, 3x0 Pedersen e 3x1 Ramberg), exceto quando jogou com o nosso grande Biriba que estava o vencendo por 5 a 4 no ultimo set, quando faltou apoio em seu tornozelo direito (como podem ver na foto). Kunz muito inteligente sacou e colocou as bolas onde Biriba não conseguia apoiar a perna nos pontos finais.
Poucos sabem mas este jogo foi a revanche do último mundial disputado por Biriba em 1963 na Tchecoslovaquia, na 2a rodada entre os 64, Biriba venceu Kunz (CZE) que e Tcheco, depois naturalizou Alemão, por 3 a 2 (22 a 20), jogo duro pois Biriba nao conseguia entender bem o novo golpe "TOP SPIN" dos europeus. Kunz chegou a ficar em 12o no ranking Mundial.
Na época ambos estavam com 17 anos, sendo que Biriba encerrava sua participação em Mundiais, enquanto Kunz estava iniciando na seleção Tcheca.
Vejam a Campanha de Biriba na fase final ( 3x0 Mehdi, 3x0 Pleyer, 3x0 Stana, 2x3 Kunz).
Com certeza se o tornozelo não estivesse tão inchado, o resultado poderia ter sido outro e quem sabe ele seguiria como Kunz, vencendo com facilidade as duas partidas finais, tornando-se o primeiro campeão mundial na história do tenis de mesa brasileiro.
Marcos Yamada
Diretor Tecnico da ADR Itaim Keiko